Deepin não vai recolher dados de usuários

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

 Vez por outra, surge na internet a informação de que a distro chinesa Deepin recolhe dados sem informar aos usuários. Tentando por fim aos boatos, os responsáveis ??pela Deepin deram uma resposta. A partir de agora, deixarão de coletar dados estatísticos pela Loja de Aplicativos da distribuição. Portanto, o Deepin não vai recolher dados de usuários. 

É bom ressaltar que toda esta polêmica teve início após um desenvolvedor anônimo ter acusado a distro de espionagem indevida. O anúncio sobre a coleta de dados está em uma declaração publicada no site do Deepin.

Os responsáveis informam que “o back-end da Deepin Store é uma página da Web, e a CNZZ é um conhecido provedor de serviços de análise estatística da Internet na China. Igual ao Google Analytics, ele coleta informações anonimamente, como a versão do navegador da Web, a resolução da tela e assim por diante”.  Eles dizem que usam o CNZZ para detectar problemas de páginas da Web, obter as informações para fornecer aos usuários uma experiência otimizada e satisfatória.

[bs-quote quote=”Embora desejemos que você saiba por que coletamos informações e nos ajude a melhorar os produtos juntos, decidimos respeitar as opiniões e conselhos dos usuários da comunidade. Na nova versão, removemos as estatísticas do CNZZ da Deepin Store, evitando sermos mal compreendidos.” style=”style-2″ align=”center” author_name=”Equipe Deepin” author_job=”Deepin” author_link=”https://www.deepin.org/en/2018/07/20/statement-on-canceling-cnzz-statistics-in-the-deepin-app-store/”][/bs-quote]

Deepin segue prinícipios do software livre

Loja de Aplicativos do Deepin 15.6

O Deepin é baseado no Debian e todo o código fonte da distribuição é gratuito e está disponível no GitHub . Além disso, o desktop do Deepin e seus aplicativos podem ser encontrados em outras distribuições. Porém, o software vem da China. Segundo os desenvolvedores, isso é motivo de preconceito por parte de alguns usuários.

Além disso, é importante destacar que a Canonical também recolhe dados estatísticos dos usuários. A equipe do Deepin também pede bom senso dos usuários mais desconfiados. Ela lembra que o Deepin segue os princípios do código aberto, dando acesso aos códigos de kernels e aplicativos. Eles também fazem um contraponto à Microsoft e ao MacOS, que mantêm os códigos fechados.

 

 

Share This Article
Sair da versão mobile