in

Depois de um driver para PlayStation, Kernel Linux chega ao Nintendo 64

O console de jogos que foi lançada há mais de duas décadas.

Depois de um driver para PlayStation, Kernel Linux chega ao Nintendo 64

O ano turbulento de 2020 certamente está terminando interessante em relação ao Linux e open-source. Se não fosse estranho o suficiente ver a Sony fornecendo um novo driver oficial do Linux para seu controlador PlayStation 5 DualSense para o final do ano, eis que também uma nova porta Linux para o console de jogos Nintendo 64. Sim, uma nova porta para o console de jogos que foi lançada há mais de duas décadas.

O desenvolvedor de código aberto Lauri Kasanen, que contribuiu para o Mesa e gráficos do Linux, desenvolveu um novo porte para o Nintendo 64 e o anunciou no dia de Natal. Esta não é a primeira vez que o Linux foi portado para o N64. Entretanto, as tentativas anteriores não tinham o objetivo de fazer o upstream dele no kernel Linux principal.

O trabalho de Lauri é uma nova versão para o Nintendo 64 e não se baseia nos esforços anteriores. Contudo, Lauri observou: ” [Solicitação de comentários] porque não tenho certeza se é útil ter isso mesclado. Plataforma antiga, de nicho e limitada.

Depois de um driver para PlayStation, Kernel Linux chega ao Nintendo 64

Esta nova porta para o N64 busca em parte ajudar emuladores de porta e frame- buffer ou jogos de console.

Há um binário do porte do Linux disponível no GitHub de Lauri. O binário é uma construção MIPS de 64 bits que pode fazer parte do Nintendo 64 com um Flashcart.

A porta observa que o uClibc-ng estava quebrado para MIPS N32. Portanto, existe a biblioteca Musl C. Também se destaca que o Linux no Nintendo 64 ainda é um grande bug e “constantemente flertando com [sem memória].”

Depois de um driver para PlayStation, Kernel Linux chega ao Nintendo 64

O Nintendo 64 possui um MIPS64 NEC VR4300 a 93,75 MHz com gráficos SGI Reality Coprocessor com freqüência de 62,5 MHz e apenas 4 MB de RAM. Veremos se esta porta N64 acaba sendo upstream. Entretanto, não há como negar que a utilidade tem grandes limites, principalmente após mais de duas décadas que o console de jogo apareceu pela primeira vez. Em todo caso, esta nova porta está agora disponível na forma de código-fonte e binária, caso alguém se interesse.

Phoronix