in

Desenvolvedor do Arc Menu GNOME abandona projeto

Segundo ele, o trabalho parou de ser divertido.

O desenvolvedor responsável pela extensão Arc Menu GNOME abandona o projeto e decidiu parar de trabalhar nela. Andy C é o criador e responsável pelo desenvolvimento do Arc Menu, um iniciador de aplicativos altamente personalizável para o GNOME Shell e uma das extensões independentes mais populares disponíveis para a plataforma. Ele anunciou sua decisão de sair do Gitlab em uma edição intitulada “ArcMenu Development is Stopping!!!“. Andy escreve os motivos que o levaram a tomar essa posição radical.

Foi um prazer contribuir para a comunidade open source em vários projetos públicos e privados e também no projeto GNOME e vocês podem acreditar que já se passaram quase 5 anos desde que eu fundei ArcMenu. Contudo, é hora de que eu deixe o cargo e pare de desenvolver o ArcMenu.

Desenvolvedor do Arc Menu GNOME abandona projeto

Desenvolvedor do Arc Menu GNOME abandona projeto

Como se pode ver, não é um simples colaborador que abandona um projeto importante. Estamos a falar do criador do projeto que está desistindo. A seguir, ele explica os motivos de tal decisão.

Ele explica que “… a maioria dos desenvolvedores de extensão teve que brincar de gato e rato para acompanhar todas as novas mudanças [no GNOME]”. A taxa de progresso e mudança no GNOME (e no código-base do Arc também) tornou ‘extremamente difícil’ manter o ritmo.

‘Parou de ser divertido’

Muitos projetos de código aberto, mesmo alguns renomados, movem-se pela paixão em primeiro lugar. A maioria dos softwares comerciais diz “desenvolvido ativamente” enquanto for “lucrativo”.

Andy simplesmente sente que “… não está mais gostando do que eu estava fazendo e parecia que o trabalho não era um hobby”.

À medida que as opções de configuração e personalização do Arc Menu aumentaram em cada lançamento sucessivo, também aumentou sua base de código e, assim, o número de pessoas que o utilizam.Andy simplesmente sente que “… não está mais gostando do que eu estava fazendo e parecia que o trabalho não era um hobby”.

Então, acabou?

A notícia “positiva” para os fãs do Arc Menu – esse grupo me inclui – é que o desenvolvimento do Arc Menu não está parando, ainda.

O companheiro dev Andrew Zaech assume a ‘manutenção’ do add-on. Mais detalhes no próximo capítulo da história do Arc Menu. Isso inclui a nova página inicial da extensão no Gitlab e o proprietário no site GNOME Extensions. Tudo isso sairá em breve.

Ironicamente, esta notícia vem alguns dias depois que os desenvolvedores do GNOME lançaram uma nova iniciativa para encorajar e apoiar sua comunidade de desenvolvimento de extensão. Eles vão fornecer melhor documentação, avisando sobre mudanças interrompidas.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.