Desenvolvedores Android são recomendados a reduzirem os requisitos de hardware

Há algumas recomendações do Google se você é desenvolvedor Android

Os desenvolvedores do Android precisam agora se adaptar a vários dispositivos. Eles precisam considerar dispositivos como telas dobráveis, telefones e tablets de tela grande. À medida que a tela fica maior, as proporções da tela também variam amplamente. Isso significa que os desenvolvedores terão que trabalhar mais nesta área. Não é só isso, o Google está orientando os desenvolvedores Android a reduzirem os requisitos de hardware.

Redução nos requisitos de hardware por desenvolvedores Android

Durante o processo de desenvolvimento, os aplicativos Android serão projetados para vários cenários onde possam ser úteis. Por exemplo, se quiser escanear um código, você precisa ligar para a câmera. A premissa desta função é que ela deve atender aos requisitos de hardware de “ter uma câmera”. Isso leva a um problema: a maioria dos desenvolvedores não distingue deliberadamente entre esses aplicativos para modelos diferentes.

É mais provável que eles forneçam diretamente todas as funções que os usuários podem usar em suas vidas diárias em um único aplicativo. Como resultado disso, alguns requisitos de hardware aplicáveis a um dispositivo específico também estão presentes em outros dispositivos.

Exemplo

Um exemplo comum desse problema é o design de aplicativos específicos para dispositivos touchscreen e dispositivos com câmeras. Esses aplicativos podem funcionar bem para celulares e tablets que quase sempre vêm com tela sensível ao toque e câmera. No entanto, algumas smart TVs e projetores baseados em sistemas Android não vêm com câmeras e telas sensíveis ao toque. Isso significa que muitos aplicativos regulares geralmente não funcionam nesses dispositivos devido à limitação de hardware.

Por isso, o Google publicou um artigo no Android Developer Blog para lembrar aos desenvolvedores que devem excluir certos requisitos funcionais desnecessários para melhorar a usabilidade de aplicativos em diferentes tipos de dispositivos.

O Google acredita que os desenvolvedores deveriam adotar soluções mais flexíveis. Eles deveriam tornar esses recursos “opcionais” em vez de “obrigatórios” quando possível. Por exemplo, mesmo que um dispositivo não tenha câmera, ele deve suportar o uso do aplicativo porque os usuários podem fazer upload de fotos por outros métodos.

Isso é crucial para o Google. Afinal, existem relativamente poucos aplicativos disponíveis em laptops, sistemas automotivos e outros dispositivos IoT que não sejam touchscreen. No entanto, os desenvolvedores geralmente não têm energia para se adaptar a esses dispositivos. Afinal, o número de usuários desses dispositivos é muito pequeno.

Além disso, o Google também lembra aos desenvolvedores de aplicativos que devem lidar com telas horizontais ou verticais com flexibilidade. Por exemplo, atualmente, as grandes telas dos carros são geralmente horizontais. Existem muitos aplicativos que não podem ser usados em carros porque não suportam essas telas. Mesmo que não suporte rotação automática, isso resulta em uma experiência de usuário muito ruim.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile