Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/10/2019 às 09:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Desenvolvedores de projetos GNU debatem reestruturação

Desenvolvedores de projetos GNU debatem reestruturação

E a polêmica dentro do projeto GNU parece não ter mais fim. Então, agora os desenvolvedores do GNU descontentes com Richard Stallman como chefe do Projeto GNU e sem planejar fazer mudanças “radicais” agora estão expressando seu desejo de que o GNU seja reestruturado como uma organização “de baixo para cima”. Assim, a ideia prevalente e a qual os desenvolvedores e voluntários ativos envolvidos poderia ter mais a dizer. Portanto, os desenvolvedores de projetos GNU debatem reestruturação.

Desenvolvedores de projetos GNU debatem reestruturação para derrubar Richard Stallman?

Desenvolvedores de projetos GNU debatem reestruturação

É provável que essa mudança não cause nenhuma mudança real com o RMS ainda no comando. No entanto, vários desenvolvedores do GNU começaram discussões sobre como gostariam de ver o Projeto GNU se tornar uma organização de baixo para cima. O caso da organização de baixo para cima foi iniciado por este tópico da lista de discussão de Mark Wielaard, o mantenedor do GNU Classpath e desenvolvedor de outros projetos GNU enquanto estava sendo empregado pela Red Hat.

Eu gostaria de ver o GNU organizado de tal maneira que os voluntários do GNU, que dedicam tanto tempo e energia ao GNU, poderão crescer e se tornar a próxima geração de líderes GNU através de algum tipo de aprendizagem. As pessoas devem sempre estar na perspectiva de quem poderia substituí-los orientando e promovendo outras pessoas que demonstrem que contribuem positivamente da maneira GNU. Na verdade, vários projetos GNU já funcionam um pouco assim.

(…)

Os mantenedores GNU de pacotes relacionados podem se unir para formar um comitê técnico para coordenar a política GNU para tornar o sistema GNU mais consistente que outros possam adotar para seus pacotes. Um problema prático com isso é obviamente interpretar o que o GNU é. Todos nós provavelmente sentimos o que é e o que não é o GNU, mas é realmente difícil descrever o núcleo. Isso não é porque não documentamos isso, mas ironicamente porque documentamos muito 🙂 Basta olhar para os documentos que um mantenedor do GNU deve interpretar e decidir se são ou não aplicáveis aos seus projeto e/ou use para escrever uma política mais especializada para seu projeto.

Nem todos apoiam

Alguns desenvolvedores estão apreensivos com essa idéia. Já  outros estão “interessados em qualquer coisa que reduza a influência do RMS e o controle do GNU”. Além disso, também há reservas quanto à possibilidade de uma aquisição hostil com uma abordagem de baixo para cima.

É uma discussão interessante a seguir, mas provavelmente levaria algum tempo e discussões antes de ver mudanças reais.

Fonte: Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.