Desenvolvedores Debian cogitaram proibir perguntas e respostas em Conferências

Lenovo patrocina DebConf 19

De acordo com o site Phoronix, os desenvolvedores Debian cogitaram proibir perguntas e respostas em Conferências. O assunto foi discutido logo após a última DebConf realizada em Taiwan. A polêmica proposta parece ter sido tomada depois de decisão no mesmo sentido pela conferência dos desenvolvedores em Python.

A proibição de perguntas e respostas  teria como finalidade agilizar as discussões? Fica a indagação.

Porém, independentemente do motivo, a esmagadora maioria dos desenvolvedores foi contra a medida. Os desenvolvedores consideraram que esta reunião anual é sobre colaboração e promoção de novas idéias. Portanto, a proibição iria contra filosofia do projeto.

A idéia foi levada à lista de discussão pelo Líder do Projeto Debian, Chris Lamb. Ele se inspirou conferência PyCascades, do Python, que proibiu explicitamente as sessões de perguntas e respostas após as apresentações em sua conferência.

Foto da última DebConf

Discussões serão mantidas

Esta ideia não parece ter fôlego suficiente para ser aplicada em futuros eventos DebConf, apesar de ter obtido algum apoio. Uma das sugestões apresentadas foi que o próprio palestrante abrisse ou não este espaço de perguntas e respostas. Da mesma forma, esta proposta foi rejeitada. Assim, as sessões destinadas à participação do público continuarão abertas.

A discussão pode ser encontrada no debconf-discuss e foi apontada por Chris Lamb em suas notas mensais do Debian Project Leader.

O próximo DebConf será em Curitiba (PR), de 21 a 29 de julho de 2019.

Sair da versão mobile