in

Desenvolvedores Debian decidem sobre diversidade do sistema Init

Spoiler: “Proposta B” vence.

Lançamento do Debian 10.3 com muitas correções de segurança

Os desenvolvedores do Debian votaram sobre as opções de diversidade do sistema init. Oito opções estavam postas e, finalmente, uma decisão foi tomada. E, a partir de agora, teremos o Debian com systemd e alternativas. Após comentários públicos, as oito opções votadas pelos desenvolvedores do Debian incluem:

  • Opção 1: F: Concentre-se no systemd;
  • Opção 2: B: Systemd, mas apoiamos a exploração de alternativas;
  • Opção 3: A: O suporte a vários sistemas init é Importante;
  • Opção 4: D: Suporte a sistemas que não sejam systemd, sem bloquear o progresso;
  • Opção 5: H: Portabilidade de suporte, sem bloquear o progresso;
  • Opção 6: E: é necessário suporte para vários sistemas init;
  • Opção 7: G: Portabilidade de suporte e implementações múltiplas;
  • Opção 8: Discussão adicional.

Desenvolvedores Debian decidem sobre diversidade do sistema Init

Desenvolvedores Debian decidem sobre diversidade do sistema Init

Nos últimos meses, houve muitas visões diferentes sobre o quanto o Debian deve se preocupar com as alternativas do systemd cerca de cinco anos depois que eles decidiram mudar para o systemd por padrão. Muitos no campo Debian apoiam o Debian-sem-systemd como uma opção. Porém, nem todos os desenvolvedores e aqueles que corrigem bugs se preocupam com bugs que não afetam o systemd, levando a esta votação no EOY2019.

E a opção que recebeu o maior número de votos foi a Proposta B, que é “Systemd, mas apoiamos a exploração de alternativas.”

A proposta B se resume a:

Desenvolvedores Debian decidem sobre diversidade do sistema Init

O projeto Debian reconhece que as unidades de serviço systemd são a configuração preferida para descrever como iniciar um daemon ou serviço. No entanto, o Debian continua sendo um ambiente em que desenvolvedores e usuários podem explorar e desenvolver sistemas init alternativos e alternativas aos recursos systemd. Aqueles interessados em explorar essas alternativas precisam fornecer os recursos de desenvolvimento e empacotamento necessários para fazer isso funcionar.Tecnologias como elogind que facilitam a exploração de alternativas durante a execução de software que depende de algumas interfaces de sistema permanecem importantes para o Debian.É importante que o projeto apóie os esforços dos desenvolvedores que trabalham nessas tecnologias em que haja sobreposição entre essas tecnologias e o restante do projeto, por exemplo, revisando patches e participando de discussões em tempo hábil.

Os pacotes devem incluir unidades de serviço ou scripts init para iniciar daemons e serviços. Esses pacotes podem usar qualquer instalação do sistema a critério do mantenedor do pacote, desde que isso seja consistente com outros requisitos de Política e com a expectativa normal de que os pacotes não devam depender de recursos experimentais ou não suportados (no Debian) de outros pacotes. Os pacotes podem incluir suporte para sistemas init alternativos além do systemd e podem incluir alternativas para quaisquer interfaces específicas do systemd usadas. Os mantenedores usam seus procedimentos normais para decidir quais patches incluir.

O Debian está comprometido em trabalhar com derivativos que fazem escolhas diferentes sobre os sistemas init. Como em todas as nossas interações com os downstreams, os mantenedores relevantes trabalharão com os downstreams para descobrir quais mudanças faz sentido aderir ao Debian e quais alterações permanecem puramente na derivada.

Resultados da votação

Isso é pouco para aqueles que desejavam que o Debian simplesmente se concentrasse no systemd ou no extremo oposto, exigindo suporte para vários sistemas init. Portanto, teremos o Debian com systemd e exploração de alternativas daqui para a frente.

A Proposta B recebeu 207 votos contra 187 da Proposta F (que pede para se concentrar no systemd). Os resultados da votação da resolução geral podem ser encontrados aqui.

Via Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Por que minha distro tem Kernel desatualizado?

Por que minha distro tem Kernel desatualizado?

Wine 5.0-rc3 lançado com 46 bugs corrigidos

Wine 5.0-rc3 lançado com 46 bugs corrigidos