in

Desenvolvedores do elementary OS lançam campanha de financiamento no GitHub

Ideia é manter um desenvolvimento constante por meio de contratações.

A fim de incrementar o ritmo de desenvolvimento e recursos implementados, os responsáveis pela distribuição Linux Elementary OS anunciaram recentemente o lançamento de uma campanha de financiamento no GitHub. O patrocínio seria feito por usuários (ou pessoas interessadas) que podem obter uma assinatura de até US$ 50 por mês através dos “patrocinadores do GitHub”.

Ao pagar pelo serviço, as pessoas terão a oportunidade de solicitar assistência pessoal dos principais desenvolvedores uma vez por mês para resolver seus problemas.  Além disso, se a solução exigir mais de uma hora, os desenvolvedores escreverão uma conclusão e expressarão sua gratidão pelo patrocínio.

Todo mês, quando você comentar um problema e mencionar @cassidyjames e @danrabbit, passaremos uma hora investigando o problema. 

Desenvolvedores do elementary OS lançam campanha de financiamento no GitHub

Desenvolvedores do elementary OS lançam campanha de financiamento no GitHub

Esta é uma tentativa dos desenvolvedores para obter uma fonte de renda estável e segura. No anúncio desse sistema de patrocínio eles falam o seguinte:

Somos compostos principalmente por desenvolvedores voluntários que trabalham em tempo livre. Gostaríamos de aumentar nossa equipe em período integral e pagar contratados para desenvolver novas funções e solucionar problemas. Como colaboramos com outros fabricantes de software como GNOME e Ubuntu, nossas contribuições geralmente atingem o grande ecossistema de sistemas operacionais de código aberto.

Até agora, as tentativas de monetizar o sistema operacional elementary foram feitas das seguintes formas:

  • Venda da imagem da distribuição com o pagamento conforme o uso.
  • Venda de aplicativos de sua loja, em que 30% vão para o Sistema Operacional e os 70% restantes para o desenvolvedor do aplicativo.
  • “Vote” e arrecade dinheiro para a solução de um problema específico na plataforma Bountysource.
  • Campanhas de crowdfunding. O último foi dedicado à próxima rodada de melhorias no AppCenter: aumento da privacidade e estabilidade, redireciona do DEB para o Flatpak, cria uma conta pessoal para salvar métodos de pagamento e histórico de compras, aumentando a acessibilidade da loja para outras distribuições. A campanha obteve sucesso, mas a epidemia frustrou os planos dos desenvolvedores de sediar uma hackathon em período integral. Em vez disso, a equipe está recebendo gradualmente os recursos planejados da campanha em um formato remoto.
  • Suporte financeiro da System76, o fabricante de computadores Linux e o desenvolvedor do Pop! _OS. Isso foi mencionado, pelo menos nas notícias da versão 5.1.
  • Coleção de doações “clássicas” através do Patreon e Paypal.

Isso funciona?

O novo sistema de patrocínio pode ser uma excelente opção para que os usuários obtenham assistência direta dos desenvolvedores. No entanto, é preciso ver como se dará essa limitação de ter somente uma assistência ainda mais pagando um valor não tão baixo de 50 dólares mensais.

Com sua ajuda, podemos pagar mais pessoas para trabalhar na criação de ótimos softwares de código aberto e participar de eventos importantes, onde podemos melhorar os sistemas operacionais de código aberto para todos!

O anúncio dos desenvolvedores do Elementary OS, pode ser acessado neste link.

Ubunlog