Notícias

Desenvolvedores do GNOME testam tema GTK3 revisado

0
Desenvolvedores do GNOME testam tema GTK3 revisado

No momento, os desenvolvedores do GNOME estão testando algumas mudanças no tema Adwaita como uma atualização secundária para aplicativos GTK3. Neste post, leia que os desenvolvedores do GNOME testam tema GTK3 revisado.

Tema revisado

Com o tema padrão do GTK3 Adwaita não tendo sido revisado por algum tempo, os desenvolvedores estão procurando fazer algumas pequenas melhorias para “garantir que os aplicativos GTK não pareçam obsoletos ou antiquados”. Eles estão testando algumas mudanças nas próximas semanas e estão buscando mesclar um tema revisado na versão GTK 3.24.4.

Matthias Clasen, da Red Hat, explicou: 

Esperamos encontrar um equilíbrio entre as promessas de estabilidade do GTK, por um lado, e o desejo de fornecer aplicações atualizadas, por outro. É um equilíbrio delicado para se acertar e estamos ansiosos. Precisamos envolver usuários do GTK como parte deste processo!

Em seu blog ele descreveu essas mudanças e solicitou feedback.

Entre as revisões do Adwaita estão ajustes nas cores, barras de cabeçalho e botões mais elegantes, interruptores mais bonitos e outros pequenos ajustes.

Veja a leve atualização nas cores

Muitas das cores Adwaita foram muito levemente ajustadas. As novas cores são mais vivas do que as versões anteriores, e assim dão mais energia e vibração a Adwaita. As novas cores também fazem parte de uma paleta mais extensa, que está sendo usada para ícones de aplicativos. Essas cores também podem ser usadas no estilo de aplicativo personalizado.

As mudanças de cor são sutis, portanto, quaisquer problemas de compatibilidade entre as versões nova e antiga não devem ser sérios. Azul ainda é azul (apenas um tom ligeiramente diferente!) Vermelho ainda está vermelho. Visualmente, as versões escuras e claras do tema permanecem basicamente as mesmas, diz o desenvolvedor.

Botões tiveram suas bordas sólidas substituídas por sombras. Seu plano de fundo também é mais plano e seus cantos são mais arredondados. Sua forma também foi alterada muito ligeiramente.

As barras de cabeçalho foram atualizadas para complementar as alterações dos botões. Isso foi feito principalmente escurecendo seu fundo, a fim de dar aos botões contraste suficiente. O contraste entre os estados focados e desfocados das barras de cabeçalho também foi aumentado. Isso facilita para os usuários identificar a janela focada.

À primeira vista, essas mudanças são algumas das mais significativas, mas são atingidas com algumas pequenas alterações no código, complementou.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Solus divulga planos para 2019

Previous article

Google adiciona “Apt Search” ao Chrome OS

Next article

You may also like

More in Notícias