Desenvolvedores Python agora podem acessar bibliotecas visuais do Delphi gratuitamente

Profissionais podem combinar as duas linguagens para disponibilizar interfaces visuais modernas e de alta performance aos seus usuários em qualquer plataforma.

Em tempos de transformação digital, a colaboração é uma das palavras mais importantes. Ainda assim, mesmo com a quantidade de sistemas desenvolvidos, grande parte das linhas de código-fonte escritas por quase 27 milhões de desenvolvedores no mundo não pode ser compartilhada. Inovação é sinônimo de cooperação. E por que não em linguagens diferentes? Desenvolvedores que utilizam Delphi e Python agora podem conquistar muitas vantagens ao entrarem um no mundo do outro. E de uma maneira muito fácil.

A Embarcadero Technologies, empresa que constrói ferramentas para os desenvolvedores de software mais talentosos do mundo, disponibiliza no seu GitHub bibliotecas que permitem aos desenvolvedores Python utilizarem a linguagem Delphi durante a codificação. E o contrário também é possível, desenvolver em Delphi e usar as bibliotecas Python dentro da própria IDE RAD Studio.

Na prática, a iniciativa une o melhor dos dois mundos. A linguagem Python, muito utilizada para a construção de back-end de sites, regras de negócio e criação de sistemas que exigem Inteligência Artificial e Machine Learning, pode não ser indicada para aplicações de front-end, por exemplo, por não prover interfaces visuais, justamente onde o Delphi apresenta larga vantagem.

Desenvolvedores Python agora podem acessar bibliotecas visuais do Delphi gratuitamente 

“A integração do Delphi com Python é uma fórmula ganha-ganha: Devs Delphi passam a ter acesso aos muitos frameworks de ML e IA escritos em Python sem que precisem sair de seu ambiente de desenvolvimento nativo, e os Devs Python passam a contar com uma GUI rica e de alta performance não somente para Windows mas também MacOS, Linux e Android”, explica Fernando Rizzato, Lead Software Consultant da Embarcadero para América Latina. 

Dentro do GitHub do Delphi são oferecidos os seguintes repositórios:

Fernando Rizzato, Lead Software Consultant da Embarcadero para América Latina.
  • DelphiFMX4Python: Módulo GUI Python desenvolvido pela estrutura FireMonkey do Delphi. Suporte ao desenvolvimento de GUI para Windows, MacOS, Linux e Android; 
  • DelphiVCL4Python: Biblioteca VCL do Delphi como um módulo Python para construir a GUI do Windows; 
  • P4D-Ciências de Dados: Coleção de wrappers Python leves baseados em Python4Delphi simplificando o desenvolvimento de Data Science com Delphi.

O objetivo da iniciativa é ajudar a comunidade de desenvolvedores de Python, como também mostrar as vantagens da linguagem Delphi para um novo público.”Queremos justamente diminuir as dores dos desenvolvedores Python, reduzindo o trabalho de codificação manual”, conta o executivo. 

O movimento de trabalho conjunto das duas linguagens começou dentro do GitHub com o indiano Pyscripter, que publicou o python4delphi, uma biblioteca que contém componentes gratuitos que possibilitaram que desenvolvedores Delphi programassem rotinas em Python. 

Em constantes atualizações e colaborações — como todo movimento open source — os repositórios de Delphi no GitHub receberão futuramente ainda mais bibliotecas. “Queremos ampliar ao máximo este ecossistema, permitindo tornar mais fluido o trabalho dos desenvolvedores Delphi e Python”, finaliza Fernando. 

Sobre a Embarcadero

A Embarcadero (uma divisão da Idera, Inc.) constrói ferramentas para os desenvolvedores de software mais talentosos do mundo, permitindo-lhes oferecer aplicações corporativas seguras e escaláveis mais rápido do que qualquer outra plataforma no mercado. Noventa empresas da Fortune 100 e uma comunidade ativa de mais de três milhões de usuários em todo o mundo confiam nos produtos premiados da Embarcadero para as suas aplicações críticas. Para saber mais, visite o site.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile