Desenvolvimento do Cutefish OS é interrompido

O Cutefish OS foi desenvolvido principalmente para usuários em geral que desejam um sistema operacional Linux

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O sistema operacional Cutefish OS, com seu desenvolvimento Cutefish Desktop, aparentemente foi interrompido. Pelo menos é o que fica evidente no histórico de commits do GitHub.

Cutefish OS interrompe o desenvolvimento

O Cutefish OS vem com seu próprio ambiente de desktop (Cutefish DE). A aparência, a forma como foi construído desde o início, era perfeita em termos de usabilidade e opções de personalização.

O sistema foi desenvolvido principalmente para usuários em geral que desejam um sistema operacional Linux estável e se parece com o “macOS” pronto para uso.

desenvolvimento-do-cutefish-os-e-interrompido

Assim, a equipe projetou o Cutefish Desktop Environment (DE) com um menu global, dock inferior, painel superior, temas de ícones e cursores e muitos desses recursos para cumprir esse objetivo, como você pode ver na imagem acima.

Além de ser personalizável, o DebugPoint nos lembra que o Cutefish OS também traz o Debian e o Ubuntu como base, o que é uma escolha perfeita considerando os usuários médios de Linux e seu nível de conhecimento.

Com todas as promessas e alguns lançamentos BETA empolgantes, o desenvolvimento parece agora completamente paralisado. Indo até o GitHub podemos ver que as atividades são mínimas em termos de adições de recursos. Além disso, a página oficial do Cutefish OS (cutefishos.com), não é alcançável (tempo limite).

desenvolvimento-do-cutefish-os-e-interrompido

O que acontece agora?

Em uma discussão no Reddit (Via: DebugPoint), um dos usuários lançou a ideia de bifurcar o sistema operacional. A ideia é continuar com o desenvolvimento. Essa é a principal vantagem dos projetos conduzidos pela comunidade no mundo de código aberto.

No entanto, é um fato que manter, desenvolver e dirigir uma distribuição Linux é um grande esforço por si só. E uma única pessoa não pode torná-lo um sucesso, aponta o DebugPoint.

Dessa forma, o site acredita que um fork de ambiente de desktop é uma escolha racional, em vez de todo o sistema operacional. Um DE portátil é mais fácil de manter e continua seu desenvolvimento por um longo prazo.

O Cutefish OS é o promissor com seu ambiente de desktop impressionante. Foi escrito desde o início com QML e C++ e aproveitou o KWin. Teria sido um desktop atraente como um componente separado e poderia ter sido outra ótima opção além do KDE Plasma ou GNOME.

Muitos projetos de código aberto são descontinuados, e é o que pode estar acontecendo com o Cutefish OS. Esperamos que um fork oficial apareça em breve.

O DebugPoint acredita que o melhor caminho a seguir é bifurcar apenas o Cutefish Desktop Environment e ajustar os casos de borda.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.