in

Desenvolvimento dos recursos do Qt 5.15 é encerrado

Projeto entrou em fase de congelamento.

Assim como programado, no início deste mês, o congelamento de recursos entrou em vigor no Qt 5.15 como o último grande passo para o Qt5, antes da chegada do esperado Qt 6.0 prevista, com algum otimismo,  para o final do ano.

A versão Qt 5.15 Alpha deveria ter estreado alguns dias antes. No entanto, foi adiada devido à fusão tardia dos novos controles HorizontalHeaderView e VerticalHeaderView para o Qt Quick, que chegou somente nesta semana. Porém, isso ainda está para acontecer na ramificação do Qt 5.15 antes da versão beta que está prevista para ser lançada até o dia 25 de fevereiro. A versão final não sai antes do final de abril. Isto porque o release candidate está previsto para o dia 30 de abril próximo.

No entanto, também há mais funcionalidades ainda sendo trabalhadas para serem removidas ou alteradas com o Qt6.

Desenvolvimento dos recursos do Qt 5.15 é encerrado e estas são as novidades

Desenvolvimento dos recursos do Qt 5.15 é encerrado

Entre as alterações encontradas no Qt 5.15, há um melhor suporte a criação de perfil no Qt 3D, o renderizador OpenGL agora está isolado em um plug-in, e o QDoc agora pode gerar o formato DocBook e várias outras alterações.

Não se espera que o Qt 5.15 seja um lançamento de recurso particularmente grande, com a The Qt Company e outros colaboradores preocupados em planejar o Qt 6.

Os lançamentos beta do Qt 5.15 começarão no final de fevereiro, enquanto o lançamento estável inicial do Qt 5.15 é esperado em meados de maio. Se tudo correr bem, é possível que o Qt 6.0 seja lançado em novembro, exceto haja atrasos significativos, para permitir mais tempo para essa atualização evolutiva do Qt5.

O Qt 6.0 está trabalhando em mudanças significativas em seu pipeline gráfico, grandes atualizações para QML, APIs C ++ aprimoradas, melhor suporte a linguagens e outras atualizações evolutivas, com foco na minimização de falhas para uma atualização relativamente suave para as bases de código Qt5.

Fonte: Phoronix