Desktop Budgie 10.8 lançado com novo miniaplicativo de lixo e melhorias no menu Budgie

O ambiente de desktop Budgie 10.8 acaba de ser lançado com novo miniaplicativo de lixo e melhorias no menu Budgie. Por outro lado, esta versão também vem com melhorias na caixa de diálogo Privilege Escalation e suporte ao StatusNotifier na bandeja do sistema. O anúncio é do desenvolvedor Joshua Strobl. Assim, esta versão do Budgie 10.8 é uma nova atualização de manutenção trazendo várias melhorias, correções de bugs e outras mudanças.

O Budgie 10.8 vem com um novo miniaplicativo chamado Budgie Trash Applet que estava disponível anteriormente como um miniaplicativo de terceiros, mas não vem pré-instalado por padrão com a nova versão do Budgie. Além da funcionalidade usual de tal miniaplicativo, o Budgie Trash Applet também oferece suporte para restaurar arquivos descartados.

Outra mudança interessante no Budgie 10.8 é o suporte para a especificação StatusNotifier no System Tray Applet, que permite que os aplicativos mostrem seus ícones e menus na área da bandeja do sistema de uma maneira moderna, esperada de um ambiente de desktop em 2023.

O miniaplicativo Budgie Menu também foi atualizado nesta versão para reorganizar alguns dos aplicativos e categorias padrão com base no feedback do usuário. Por exemplo, a categoria Utilitários foi totalmente removida e os itens foram movidos para a categoria Ferramentas do sistema.

Desktop Budgie 10.8 lançado com novo miniaplicativo de lixo e melhorias no menu Budgie

Budgie 10.8 também atualiza o indicador de bateria no miniaplicativo Status para dar aos usuários a capacidade de controlar os modos de perfil Equilibrado, Desempenho e Economia de energia, em sistemas suportados, melhora a caixa de diálogo Privilege Escalation com uma descrição da ação solicitada e adiciona suporte para Magpie v0.x.

Esta versão do Magpie é < 1.0 (por exemplo, 0.9.x) e foi projetada para ser uma bifurcação temporária para o Budgie e seu atual suporte somente para X11”, disse Joshua Strobl. “Magpie v0.9.x é estritamente para suporte X11 e é um fork do Mutter do GNOME 43.x.”

Com isso em mente, Josh também me disse que a equipe do Budgie está trabalhando no suporte do Wayland para futuros lançamentos do Budgie, que serão implementados com o Magpie 1.0 como seu compositor interno de Wayland criado sobre o wlroots.

Confira o anúncio do blog para obter detalhes sobre as correções de bugs e pequenos refinamentos que chegaram ao Budgie 10.8, um lançamento que em breve estará disponível para usuários de várias distribuições GNU/Linux populares, incluindo Arch Linux, Fedora Linux, Ubuntu Budgie, openSUSE Tumbleweed, e outros.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile