Desktop LXQt está”100%” pronto para Wayland

Full Wayland será um dos destaques da próxima série de ambientes de desktop LXQt 2.0, prevista para abril de 2024.

O desktop LXQt está”100%” pronto para Wayland. O ambiente de desktop LXQt leve está totalmente pronto para enfrentar o mundo Wayland. O projeto LXQt tuitou que seu desktop agora está “100% pronto para Wayland”.

Este marco segue esta solicitação pull para usar layer-shell-qt para a área de trabalho no Wayland. Essa puxada observa: “Com este patch simples, e graças aos desenvolvedores do layer-shell-qt, o Desktop do PCManFM-Qt está completamente pronto para o Wayland. Não se esqueça de remover prováveis soluções alternativas antes de usá-lo.”

Desktop LXQt está”100%” pronto para Wayland

Algumas semanas atrás, os devs do LXQt publicaram detalhes sobre o estado de desenvolvimento do próximo grande lançamento, o LXQt 2.0, afirmando que, embora muitos aplicativos e componentes do LXQt já estejam funcionando perfeitamente no Wayland, eles planejam adicionar algumas peças que faltam para tornar o ambiente de desktop leve 100% pronto para o Wayland.

O suporte completo ao Wayland será um dos destaques do ambiente de desktop LXQt 2.0, que deve ver a luz do dia no próximo mês. No entanto, os devs ainda precisam resolver alguns problemas para alcançar o suporte completo do Wayland para LXQt. O progresso pode ser observado aqui.

Outra grande mudança no LXQt 2.0 será a porta para a mais recente estrutura de aplicativos de código aberto Qt 6, fornecendo aos usuários uma UI/UX mais moderna, bem como um aumento de desempenho em comparação com as versões atuais baseadas no Qt 5. O LXQt 2.0 também abandonará completamente o suporte ao Qt 5.

Depois de mesclada, essa solicitação pull fecha esse rastreador de problemas com suporte completo do Wayland para a área de trabalho LXQt. Assim, 2024 certamente está parecendo o ano do desktop Wayland em sistemas Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile