GitHub Copilot: algumas coisas que você não sabia que podem ser feitas com ele!

GitHub Copilot Labs

GitHub Copilot é uma ferramenta para programação que une tudo o que é necessário para programa e ao mesmo tempo a inteligência artificial. A ideia por trás do GitHub Copilot é facilitar a programação de modo a aumentar produtividade e simplificar os processos dos desenvolvedores.

Sobre a inteligência artificial do GitHub Copilot

Como dito, o GitHub Copilot possui a OpenAI Codex, que consegue traduzir a linguagem natural em código, tudo isso é possível pois ele foi desenvolvido no Generative Pre-Trained Transformer 3 (GPT-3), que é um modelo machine learning com ajustes para tarefas de programação.

Além disso, uma pesquisa realizada recentemente, revelou que quase 80% dos desenvolvedores estão satisfeitos com o Copilot. Já 73% disseram que o GitHub Copilot ajuda na otimização do fluxo de trabalho e 87% disseram que a ferramenta ajuda a reduzir o estresse mental quando há tarefas repetitivas.

Para que serve o GitHub Copilot?

O foco central do GitHub Copilot é otimizar tempo, reduzir cargas de trabalho e aliviar o estresse com tarefas repetitivas. Mas, vamos conhecer alguns tópicos e seus detalhes que vão esclarecer melhor a serventia do GitHub Copilot.

Ajudar pessoas não nativas em inglês

O GitHub Copilot consegue entender vários idiomas além do inglês. Assim, digamos que você precise dar um comando para importar bibliotecas, e ao invés de digitar “importar” em outro idioma, você pode rodar o comando em português do Brasil tranquilamente. Além disso, o Copilot vai completar o comando para você e executar a importação das bibliotecas.

O Copilot também pode ajudar a traduzir palavras do inglês para vários outros idiomas em segundos. O recursos é promissor e vai ajudar muita gente a programar mesmo que o seu idioma difira do inglês, sendo a linguagem base no mundo da programação.

Outro exemplo interessante é o CSS, você sabia que alguns termos de programação pode mudar conforme o país, é inglês mas algumas palavras podem ser menos utilizadas ou não ser efetivamente utilizadas. Como exemplo temos o “Colour” que é comumente utilizado por quem fala o inglês britânico, mas em outras regiões o termo não é aplicado. Assim, escrever o termo errado pode causar erros e afetar a produção ao final do dia.

Entrevistas técnicas com o GitHub Copilot

Faça do GitHub Copilot o seu mentor digital quando estiver estudando para entrevistas. Atualmente, muitas pessoas utilizam o Copilot como um novo método de estudo e tem funcionado para boa parte deste público. Mas, quando a ideia foi comentada com o GitHub, eles fizeram uma simples recomendação “não ative o Copilot durante uma entrevista”. Mas calma, entenda a estratégia dada por Rizel Scarlett:

Primeiro, tento resolver o problema sem o Copilot. Se me sentir extremamente presa e desanimada ao resolver esse problema, ativo o Copilot e uso apenas para gerar ideias sobre como resolver melhor a questão. Depois, excluo o código gerado pelo GitHub Copilot, desativo a ferramenta e faço outra tentativa para encontrar uma solução com essas novas informações em mente. Adotando esse método, consigo manter o ânimo quando quero desistir e ganho novas perspectivas mesmo quando não tenho um mentor ou colega para me orientar. O Copilot se tornou meu mentor digital.

disse Rizel Scarlett.

Se você pensar que acabou saiba que não, o GitHub Copilot também anda sendo utilizado por jogadores de Xadrez, eles estão utilizando a IA para treinar habilidades em uma partida. Dito isso, uma publicação do Toward Data Science foi dito:

A Inteligência Artificial influenciou a maneira como os jogos de xadrez são levados a um nível superior. A maioria dos Grandes Mestres e Super Grandes Mestres (avaliados em um FIDE acima de 2700) utilizam esses mecanismos modernos de xadrez de IA para analisar seus jogos e os jogos dos concorrentes.”

comentou Bharath K

Tweetar com o GitHub Copilot

A gente sabe que hoje em dia existem várias maneiras de publicar no twitter que vão muito além do aplicativo oficial. Mas, a verdade é que você também pode twittar usando o Copilot. Porém, deve ser muito interesante publicar um tweet usando uma API do Twitter v2 com o GitHub Copilot em Python e com a ajuda de um IDE.

Rizel também mostrou como ela conseguiu fazer essa publicação. Mas, lembre-se que estamos lidando com uma IDE e que não tão simples, um arrasta e solta, porém é possível deixar tudo pronto e otimizar ainda mais o tempo durante uma tarde de pura programação.

“Escrevi este tweet com o Copilot e estou no KCDC agora”, diz um tweet de Rizel Scarlett.

Testando todo o código com GitHub Copilot

Quem programa sabe que testar é a alma do negócio, diria até que é vital, sem testes não dá. Mas, o Copilot também pode ajudar você nisso, com ele é possível ter o auxílio necessário para reconhecer e incluir padrões, acelerar o processo de escrever testes de unidade, testes de regressão visual e muitos outros recursos.

Utilize o GitHub Copilot para combinar padrões com expressões regulares

Economize seu tempo na tarefa enigmática com expressões regulares ou navegando horas no StackOverflow para criar uma combinação de caracteres em strings. Dito isso, saiba que o GitHub pode ajudar você a simplificar essa etapa. Com o Copilot é possível apenas escrever um comentário, ou até apenas o nome da função, e as sugestões do Copilot serão acionadas.

Inclusive 95 pessoas foram convidadas a fazer um simples teste. Essas pessoas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo usaria o Copilot do GitHub e o outro grupo não. O grupo que utilizou o Copilot levaram 1 hora e 11 minutos e o grupo sem o Copilot levaram 2 horas e 41 minutos para fazer, todos eles, a mesma tarefa.

Traduza códigos para outra linguagem de programação com o Copilot

Se você precisa “traduzir” códigos para outra linguagem de programação, saiba que é possível fazer isso também. Há um extensão chamada de GitHub Copilot Labs, que é complementar, e que vem com o acesso ao IDE. Mas, não é só traduzir, a ferramenta além de ajudar na tradução do código também explica detalhadamente cadas trecho do código traduzido com o GitHub Copilot.

É fato que no desenvolvimento todo mundo tem sua linguagem favorita, mas também é fato que em algum momento você vai precisar conhecer um pouco sobre outras linguagens de programação, e é aí onde entra este recurso.

Além disso, nós temos um post onde falamos as principais linguagens de programação do mundo, talvez você queira fazer uma checagem. Sobre as explicações detalhadas saiba que o Copilot consegue fazer isso graças ao recurso “Explain”, é ele que vai explicar sobre o determinado trecho.

Por fim, mesmo com tudo quase pronto, sempre é bom revisar e testar. Manter a qualidade do código produzido nunca é demais, porém é ótimo quando existem ferramentas que vão otimizar o tempo de quem trabalha no mundo de programação e precisa organizar, testar e entender todo o código. Afinal, há empresas que exigem longa e vasta documentação com explicações sobre trechos.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.