PaaS aberta

Lançamento do Cozystack 0.18: PaaS aberta baseada em Kubernetes

Logotipo da plataforma Cozystack com o texto 'Free PaaS platform for cloud providers' ao lado de uma ilustração geométrica abstrata em preto e verde.

A versão 0.18 da plataforma PaaS Cozystack foi lançada, trazendo melhorias importantes para uma infraestrutura de hospedagem moderna e gerenciável. Cozystack é uma plataforma de código aberto que utiliza Kubernetes para oferecer uma solução completa para provedores de hospedagem, além de um framework para a construção de nuvens privadas e públicas. A plataforma é instalada diretamente em servidores, cobrindo toda a infraestrutura necessária para fornecer serviços gerenciados, incluindo clusters Kubernetes, bancos de dados e máquinas virtuais.

Disponível no GitHub sob a licença Apache-2.0, o Cozystack é construído com base no Talos Linux e no Flux CD, permitindo um gerenciamento de atualizações seguro e sem dependências adicionais, como dkms ou gerenciadores de pacotes. A instalação é facilitada com suporte para PXE e o talos-bootstrap, que permite uma configuração rápida em centros de dados.

Destaques da versão 0.18

  1. API pública integrada: Cozystack agora oferece um servidor de API Kubernetes próprio, que traduz automaticamente os recursos para o API de HelmReleases, possibilitando que administradores definam acessos específicos para recursos como Kubernetes, máquinas virtuais e bancos de dados. O novo servidor de API pode ser expandido com componentes adicionais via ConfigMap, dispensando recompilação.
  2. Monitoramento aprimorado: Há uma nova configuração de “monitoring agents” que permite que métricas e logs de clusters de locatários sejam automaticamente redirecionados para o sistema de monitoramento do usuário, oferecendo uma visualização mais completa de cada ambiente.
  3. Atualização de componentes e melhorias gerais:
  • Talos Linux atualizado para a versão 1.8.2.
  • Alerta Webhook aprimorado, agora com melhor integração com o Telegram para alertas.
  • Operadores de bancos de dados agora são opcionais nas edições “distro-full” e “distro-hosted”.
  • Exclusão de alertas desnecessários e adição de testes e2e para validação das implantações.

Tecnologias utilizadas

Cozystack utiliza tecnologias como Kube-OVN para infraestrutura de rede, Cilium para redes de serviços e MetalLB para anúncios externos. O armazenamento é gerido por LINSTOR com ZFS e DRBD para replicação, além de um stack de monitoramento baseado em VictoriaMetrics e Grafana. Para máquinas virtuais, a plataforma utiliza KubeVirt, permitindo a execução de máquinas virtuais tradicionais em contêineres Kubernetes, integradas ao Cluster API para gerenciamento dentro do cluster Kubernetes.

Para mais detalhes, acesse o lançamento completo no GitHub do Cozystack.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.