Debandada

Outro mantenedor de driver do Habana Labs deixa a Intel

Outro mantenedor de driver do Habana Labs deixa a Intel
habana labs

Em poucos meses, o projeto Habana Labs, da Intel, perdeu dois importantes colaboradores. Outro mantenedor de driver do Habana Labs deixa a Intel:Oded Gabbay. O mantenedor antigo do driver acelerador de kernel Habana Labs para Linux, anunciou que estava deixando seu cargo de software e deixando a Intel. Oded Gabbay também foi um mantenedor do novo driver gráfico do kernel Intel Xe.

Essa foi uma jogada surpreendente, com Oded Gabbay tendo estado na Intel / Habana Labs por 7+ anos e supervisionado a criação do subsistema acelerador “accel” do kernel Linux e muito mais, enquanto antes disso estava na Red Hat e na AMD. Ofir Bitton foi nomeado o mantenedor do driver Habana Labs depois disso, mas agora ele anunciou que também está deixando a Intel.

Outro mantenedor de driver do Habana Labs deixa a Intel

Ofir Bitton, que foi o líder da equipe de software do kernel Linux na Intel Tel Aviv nos últimos quatro anos – e antes disso outros quatro anos como engenheiro de firmware da Intel – vai deixar a empresa. Bitton escreveu na lista de discussão sua saída pendente da Intel e, portanto, não servindo mais como mantenedor do driver acelerador do Habana Labs:

“Como estou prestes a deixar a Intel nas próximas semanas, estou deixando o papel de mantenedor do driver habanalabs.

Yaron Avizrat da Intel me substituirá como o novo mantenedor.”

O motivo de sua saída não foi revelado. Yaron Avizrat agora está assumindo como o mantenedor formal do driver acelerador do Habana Labs dentro do kernel Linux.

Esta última mudança ocorre enquanto ainda estamos esperando para ver o suporte ao acelerador Gaudi 3 neste driver de código aberto. Com o kernel Linux 6.11 em desenvolvimento, há uma nova variante Gaudi 2D com pouca informação pública sobre isso, mas até agora não vi nenhum patch de kernel upstream para começar a habilitar o hardware Gaudi 3.

O futuro a longo prazo do driver Habana Labs também não está totalmente claro, com a Intel se concentrando em seu chip Falcon Shores para o final de 2025, já que seu chip de IA e supercomputador de próxima geração será lançado após o Gaudi 3.

Falcon Shores provavelmente não aproveitará o driver de aceleração “habanalabs”, enquanto nenhum outro treinamento da Habana Labs ou aceleradores discretos de inferência foram anunciados ainda. Então, veremos como esse driver se comporta nos próximos anos com a linha Habana Labs.