in

Devuan 2.1 “ASCII” é lançado ainda com Debian 9

Traz melhorias de instalação e atualizações de segurança mais recentes

A fundação Dyne.org anunciou a disponibilidade do primeiro lançamento da série de sistemas operacionais Devuan GNU/Linux 2.x “ASCII”. Porém, há um detalhe que não poderá ser ignorado: o Devuan 2.1 “ASCII” é lançado ainda com Debian 9.

Após um ano e meio do lançamento da série de sistemas operacionais Devuan GNU/Linux 2.0 “ASCII”, o Devuan GNU/Linux 2.1 está aqui como a primeira versão importante a adicionar as mais recentes atualizações de software e segurança. Além disso, tem várias melhorias ao redor do instalador e dos meios de instalação.

Devuan 2.1 “ASCII” é lançado ainda com Debian 9

Devuan 2.1 "ASCII" é lançado ainda com Debian 9

Ainda baseado na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 9 “Stretch”, o Devuan GNU/Linux 2.1 vem com um instalador aprimorado que torna a opção de escolher o sistema init OpenRC mais destacado, para que você não perca e não precise mais de um Instalação especializada.

No entanto, as opções de instalação do Expert continuam sendo necessárias se você quiser excluir o firmware não livre ou usar um gerenciador de inicialização diferente, como o LILO. Além disso, o instalador agora apresenta o deb.devuan.org como espelho padrão. Portanto, você terá que verificar aqui se precisar usar um espelho mais próximo da sua localização.

Atualizações de segurança, alterações ISO e muito mais

O Devuan GNU/Linux 2.1 também é fornecido com todas as atualizações de segurança mais recentes, incluindo:

  • kernel Linux 4.9.0-9 (4.9.168-1 + deb9u4) para corrigir várias vulnerabilidades;
  • o apt 1.4.9 para corrigir o CVE-2019-3462;
  • Mozilla Firefox ESR 60.8.0esr-1 ~ deb9u1 para corrigir várias vulnerabilidades;
  • e policykit-1 para corrigir CVE-2018-19788 e CVE-2019-6133.

Fora isso, as imagens ISO live agora apresentam programas mais úteis, como memtest86 +, mdadm e lvm2, e um novo patch D-Bus que pode gerar um novo ID de máquina dbus na inicialização também foi adicionado, que pode ser configurado em /etc/default/dbus.

Baixar agora mesmo o Devuan 2.1 “ASCII” com Debian 9 para sistemas de 32 e 64 bits

Devuan 2.1 "ASCII" é lançado ainda com Debian 9

http://files.devuan.org/devuan_ascii/

http://devuan.org/get-devuan (espelhos)

A última URL também inclui informações sobre os repositórios de pacotes oficiais do Devuan, um guia de seleção ISO e links para os guias de instalação. Portanto, este é o Devuan 2.1 “ASCII”  com Debian 9.

Fonte: Softpedia