in

Devuan Beowulf 3.0.0 lançado

Este sistema é conhecido por ser um Debian GNU Linux sem Systemd.

Devuan Beowulf 3.0.0 lançado

Demorou mas chegou. Foram dois anos desde o lançamento do Devuan 2.0 e apenas alguns meses desde a versão beta do Beowulf. Entretanto, finalmente, o Devuan 3.0 Beowulf é lançado e está agora oficialmente disponível. O sistema fornece um conjunto de pacotes Debian não dependente do systemd.

Seis anos depois que o Devuan foi anunciado como um fork do Debian GNU/Linux sem systemd, a distribuição ainda continua em busca de um caminho próprio. O lançamento desta semana do Devuan 3.0 agora se baseia no Debian 10 “Buster” versão 10.4 com o kernel Linux 4.19.

Devuan Beowulf 3.0.0 lançado sem systemd

O novo Devuan 3.0 se destaca pelo suporte ao PPC64EL, além do suporte contínuo a i386/AMD64/ARMEL/ARMHF/ARM64. Agora Runit e OpenRC também são oferecidos como sistemas de inicialização alternativos. Eudev e Elogind estão disponíveis para ajudar novos softwares de desktop no lugar do systemd. O Devuan 3.0 é complementado pelo novo tema da área de trabalho.

Links para download e mais detalhes sobre o Devuan 3.0 podem ser encontrados no site Devuan.org.

Fork surgiu após divergências com o original

O sistema operacional Devuan é o resultado de uma não aceitação do Systemd como o sistema init padrão no Debian GNU/Linux. Portanto, se você está procurando um Debian GNU / Linux, mas sem o sistema Systemd Init, deve verificar a versão mais recente do GNU + Linux Devuan Beowulf 3.0.0.

O Devuan estreou em 2017 com o lançamento estável do Devuan 1.0.0 Jessie e, posteriormente, do Devuan 2.0.0 ASCII em 2018. Agora, após dois anos, uma nova versão estável, a Beowulf 3.0.0, vem com várias novas mudanças e atualizações.

Começando com o suporte à arquitetura, o Devuan 3 adiciona o sistema IBM Power, codinome ppc64el, às arquiteturas i386, AMD64, ARMel, ARMhf e ARM64 existentes.

O Devuan 3 também recebe um novo menu de inicialização, gerenciador de exibição e temas da área de trabalho. Durante o processo de instalação, ele já oferece cinco ambientes de desktop: Xfce, Cinnamon, KDE, LXQt e MATE. No entanto, você também pode instalar outros ambientes de desktop e gerenciadores de janelas a partir dos repositórios.

Devuan Beowulf 3.0.0 lançado

Após a adição do daemonudevao Systemd para gerenciamento de dispositivos, o Beowulf lançou seu pacote alternativoeudev. O Devuan 3 gerenciará automaticamente a transição deudevparaeudevatravés de pacotes de transição.

Com o Devuan 3 Beowulf, agora você pode executar o servidor X sem privilégios de root, atendendo a alguns requisitos adicionais. Por exemplo, se você deseja iniciar o servidor X diretamente do terminal TTY, pode instalar os serviços elogindelibpam-elogind do sistema e, em seguida, usar umstartxou outro programa xinit.

Para máquinas virtuais, o Kernel deve ter um driver para oferecer suporte à GPU, ou o sistema precisa oferecer suporte às Configurações do Modo Kernel (KMS). Além disso, você ainda pode executar o X com o setuid root instalando xserver-xorg-legacye desmarcando a linha no arquivo ‘/etc/X11/Xwrapper.config’:

needs_root_rights = yes

Por fim, o Beowulf também oferece outras alternativas ao sistema init, como OpenRC e runit, juntamente com o sysvinit padrão.

Devuan Beowulf 3.0.0 lançado

Para informações mais detalhadas, você pode ler a nota de lançamento do Devuan 3 Beowolf a partir daqui.

Como baixar e instalar o Devuan Beowolf 3.0.0?

Se você já estiver usando o Devuan, poderá atualizar sua lista de pacotes e, em seguida, atualizar o sistema para o Devuan v3.0 mais recente. No entanto, se você estiver usando o Debian upstream, também poderá migrar do Debian Buster, Stretch ou Jessie, para o Devuan Beowolf.

Portanto, se você deseja atualizar ou migrar, siga as instruções passo a passo oficiais aqui.

Para uma instalação nova, você pode baixar as imagens ISO do Beowulf aqui. Existem várias versões de imagens ISO disponíveis, como Netinstall (~ 300 MB), CDs de servidor (~ 670 MB), DVD de desktop (~ 4 GB), Desktop Live (~ 1.2 GB), Minimal Live (~ 460 MB), Mini ISO (~ 50 MB ) e Netboot PXE.

Por fim, grave a ISO em uma unidade USB ou DVD e inicialize o Devuan para instalá-lo. Se você encontrar alguma dificuldade, também pode acessar o guia de instalação completo oficial com capturas de tela aqui .

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.