in

Dez razões para usar o Fedora

Software livre, comunidade engajada, atualizações mais recentes são algumas das vantagens desta distro.

Dez razões para usar o Fedora

O Fedora dispensa apresentações. Mas de qualquer forma, iremos mostrar dez razões para usar o Fedora como distribuição. Esta é uma das distribuições Linux mais populares ao lado de grandes nomes como Ubuntu, Debian e Red Hat. Porém, caso você esteja vendo pela primeira vez a distro, deve saber que é ela é personalizável e apoiada pela Red Hat, famosa por oferecer aos usuários os recursos mais recentes, mantendo-se fiel à comunidade de código aberto.

Quais razões para usar o Fedora?

Hoje, quero compartilhar alguns motivos rápidos para você usar o Fedora. E se você estava prestes a não escolher rodar o Fedora, espere até o final do artigo.

Área de trabalho do Fedora Linux

1. Fedora está sempre atualizado

O Sistema Operacional Fedora é chamado de distribuição Linux de ponta, porque está sempre sendo implementado com o software mais recente, atualizações de drivers e recursos do Linux. Isso contribui para o motivo pelo qual você pode usar o Fedora com confiança assim que a instalação estiver completa – ele vem com o kernel estável mais recente junto com todos os seus benefícios.

Por exemplo, o Fedora é a primeira grande distribuição a usar systemd como seu init sistema padrão e a primeira grande distro a usar o Wayland como seu protocolo de servidor de exibição padrão.

2. Uma boa comunidade

O Fedora tem uma das maiores comunidades do mundo, com um fórum composto por muitos usuários, que terão todo o prazer em ajudá-lo a resolver quaisquer problemas.

Isso é separado do canal Fedora IRC e da grande comunidade Reddit, que você também pode acessar gratuitamente para aprender com outros usuários e compartilhar experiências.

3. Fedora Spins

O Fedora está disponível em diferentes versões conhecidas pela comunidade como “spins”. Cada spin usa um ambiente de desktop diferente do Gnome Desktop padrão. Os spins atualmente disponíveis são o KDE Plasma, o XFCE, o LXQT, o Mate-Compiz, o Cinnamon, o LXDE e o SOAS.

4. Melhor gerenciamento de pacotes

Ao contrário do Debian e do Ubuntu que usam o dpkg com um front-end oficial do apt, o Fedora usa o gerenciador de pacotes RPM com um front-end dnf. Os pacotes RPM são geralmente mais fáceis de construir.O RPM também possui mais recursos que o dpkg, como a confirmação de pacotes instalados, histórico e reversão etc.

5. Uma experiência única de Gnome

O projeto Fedora trabalha em estreita colaboração com a Fundação Gnome. Assim o Fedora sempre recebe a versão mais recente do Gnome Shell. Portanto, seus usuários começam a desfrutar de seus recursos e integração mais recentes antes que os usuários de outras distros o façam.

6. Segurança Superior

Os usuários de Linux desfrutam de boa segurança graças ao kernel Linux subjacente a cada distro. No entanto, os desenvolvedores do Fedora foram ainda mais longe para incorporar recursos avançados de segurança dentro da distro através do  Security-Enhanced Linux (módulo SELinux).

O SELinux é um módulo de segurança do kernel que permite suporte para acessar políticas de segurança, por exemplo, gerenciando direitos de permissão. Você pode ler mais sobre o SELinux aqui.

7. Fedora é apoiado pela Red Hat

A Red Hat é fornecedora líder mundial de software corporativo de código aberto com uma abordagem baseada na comunidade para fornecer soluções em tecnologias de nuvem, contêiner e Kubernetes.

O Fedora é apoiado pela comunidade Red Hat para que seus usuários aproveitem as vantagens de obter suporte da comunidade Red Hat, que inclui suporte comercial e constantes atualizações de segurança.

8. Suporte de Hardware

O Fedora desfruta de muitos benefícios, graças às comunidades que o apoiam e um bom exemplo é a facilidade com que o Fedora trabalha em PCs, com impressoras, scanners, câmeras etc., de diferentes fornecedores. Se você quiser uma distribuição Linux que não lhe traga problemas de compatibilidade, o Fedora é uma boa escolha.

9. Ênfase no software de código aberto

As chances de descobrir softwares proprietários ou de código aberto dependem da distribuição do Linux que você está usando. Ubuntu, por exemplo, é a distro mais popular entre os usuários domésticos, mas possui software proprietário, incluindo codecs e drivers multimídia, e o Adobe Flash para mencionar alguns. Até mesmo o kernel Linux apresenta alguns bits binários fechados, de modo que o Fedora é fornecido com o kernel Linux-libre como uma substituição de kernel.

Não que o software proprietário seja ruim, mas muitas pessoas preferem usar software de código aberto sempre que podem e alguns se recusam a usar o software fechado completamente.

O Fedora não proíbe os usuários de instalarem qualquer software que desejem, mas todos os seus aplicativos padrão são de código aberto e o repositório não possui uma política de software não-livre.

A única desvantagem é que você precisará recorrer ao download de software proprietário de recursos de terceiros. Em todo caso, a filosofia de código aberto do Fedora está entre as mais rígidas da comunidade e você pode gostar disso.

10. Fedora é fácil de usar

As distribuições Linux mais comuns são bem conhecidas por sua facilidade de uso e o Fedora está entre as distribuições mais fáceis de usar. Sua interface de usuário é simples o suficiente para que qualquer um possa inicializar pela primeira vez e se acostumar depois de alguns cliques. Todo o seu software oferece a mesma experiência de usuário que dá aos usuários uma sensação de consistência e familiaridade.

Fonte

Como esse texto, mostramos dez razões para usar o Fedora. Esperamos que tenha gostado. Caso tenha alguma dúvida, faça parte do nosso grupo do Telegram.

Grupo do Telegram

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Telegram ganha 3 Milhões de usuários em pane do WhatsApp, Instagram e Facebook

Telegram ganha 3 Milhões de usuários em pane do WhatsApp, Instagram e Facebook

Yum versus DNF causa problemas para a Fedora Logistics

Yum versus DNF causa problemas para a Fedora Logistics