Tutoriais

15/10/2021 às 19:59

6 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Conheça o Dia Diagram Editor – Software para criar Diagramas e Fluxogramas! Alternativa ao Visio da Microsoft no Linux!

Crie fluxogramas e Diagramas com o Dia Diagram Editor. Software gratuito e uma alternativa ao Microsoft Visio.

Conheça o Dia Diagram Editor – Software para criar Diagramas e Fluxogramas! Alternativa ao Visio da Microsoft no Linux!

Quando necessitamos criar diagramas estruturados, qual é o principal software que lembramos? Sim, o Microsoft Visio! O Visio é uma ferramenta para a criação de fluxogramas, diagramas, etc. O ponto negativo é que o Visio da Microsoft não é gratuito então apresento a todos uma alternativa opensource, o “DIA” ou Dia Diagram Editor.


Mais ou menos inspirado no programa “Visio”, embora seja voltado mais para diagramas informais do que para uso casual o “Dia” é um software livre para criação e edição de gráficos vetoriais, que permite aos usuários criar fluxogramas e diagramas impressionantes com o método “arrastar e soltar”. Ao contrário do Visio, o Dia é 100% gratuito e replica a funcionalidade do Visio enquanto consome menos recursos de memória com seu pequeno instalador de apenas 18 MB.

O Dia oferece várias categorias distintas de formas e ferramentas que permite esquemas de circuitos, fluxogramas e diagramas de rede, além de objetos pré-definidos como polígonos, elipses, círculos, estrelas e muito mais, e claro a personalização e/ou criação de entidade-relacionamento e outras ferramentas de modelagem.

Além de gráficos vetoriais básicos de utilitários de modelagem, Dia possui suporte para uma ampla gama de formatos, incluindo XML, UML, SVG, PNG, JPEG e EPS. Uma característica de extrema importância é suporte ao formato de arquivo VDX do próprio Visio, o que facilita a importação de diagramas criados no software da Microsoft para trabalharmos diretamente com eles.

Nota em 2021 sobre a atualização mais recente do software Dia Diagram Editor para Linux

Atualmente, possui objetos especiais para ajudar a desenhar diagramas de relacionamento de entidade, diagramas UML, fluxogramas, diagramas de rede e muitos outros diagramas. Também é possível adicionar suporte para novas formas escrevendo arquivos XML simples, usando um subconjunto de SVG para desenhar a forma.

Ele pode carregar e salvar diagramas em um formato XML personalizado (gzipado por padrão, para economizar espaço), pode exportar diagramas para vários formatos, incluindo EPS, SVG, XFIG, WMF e PNG, e pode imprimir diagramas (incluindo aqueles que abrangem múltiplas páginas).

Para instalar o editor Dia no Ubuntu execute os comandos abaixo:

Terminal
sudo apt update
sudo apt install dia

Observe que na maioria das distribuições o Dia Diagram Editor está no repositório oficial. Se por algum motivo você esteja tendo dificuldades para encontrá-lo, clique no link abaixo para ser redirecionado ao site que contém todos os pacotes para quase todas as distribuições:

Conclusão

Comparado com o Visio, Dia Diagram Editor não deixa a desejar em alguns quesitos tanto para tarefas simples quanto para tarefas complexas. Uma das maiores vantagens é o fato deste software ser ultra-rápido e claro, não custa um centavo para fazer o download. Um pouco “difícil de aprender” no começo, o Dia peca somente por um pequeno detalhe: Não conter imagens vetoriais um pouco mais bonitas, fora isso é um software de diagramação de vetores perfeito. Está disponível no idioma PT-Br para Windows, Mac e Linux. Teste já este maravilhoso software para construção de fluxogramas.

Sistemas Operacionais compatíveis com o DIA são: Windows/Linux/Mac

Para mais informações acesse o site do DIA clicando no botão abaixo:

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.