in

Dicas para evitar lentidão na internet da sua casa

A gente sabe que as conexões de internet estão sobrecarregadas, mas você pode ajustar algumas configurações e evitar que sua internet fique lenta!

dicas-para-evitar-lentidao-na-internet-da-sua-casa

A lentidão na internet é um problema muito comum, que é capaz de tirar qualquer pessoa do sério. Afinal de contas, ninguém merece lidar com vídeos travando, páginas que não carregam e download de horas que deveriam levar poucos minutos. No entanto, nem sempre é necessário fazer a contratação de um plano que tenha uma maior quantidade de mega e nem ligar para operadora para reclamar. Desta forma, nós vamos ajudar você com dicas que podem resolver o problema de lentidão tanto no Linux quanto no Windows. Assim, saiba que essas dicas servem para qualquer sistema ou dispositivos.

Isto porque, os problemas de velocidade, em grande parte das vezes, são bem fáceis de resolver. Portanto, para que você possa usufruir melhor da sua conexão, veja abaixo algumas dicas para evitar lentidão na internet da sua casa.

Posicione bem o seu roteador

O local do seu roteador tem uma influência direta na velocidade de conexão da sua internet. Segundo as operadoras, o ideal é que esse equipamento seja colocado na região central da casa, em um espaço superior e aberto. O motivo para isso é que as ondas de transmissão do roteador são emitidas para frente e para baixo. Logo, como grande parte dos móveis estão em um primeiro plano, colocar o equipamento em um local alto ajuda muito na velocidade.

Aliás, evite posicionar o roteador perto de outros equipamentos eletrônicos e da janela, pois as outras ondas irão interferir no seu sinal. Caso o alcance do seu aparelho seja baixo, vale a pena apostar em um repetidor de sinal, que vai ampliar a distribuição do seu Wi-fi, podendo assim também melhorar o problema da internet lenta.

Inclusive, essa recomendação da posição é válida até mesmo para antena, que deve ser posicionada de acordo com o que você deseja. Então, caso queira que o sinal chegue a vários andares, por exemplo, deixe a antena deitada, assim as ondas vão ser emitidas na vertical. No entanto, se deseja que elas sejam irradiadas de maneira horizontal, a antena deve ficar para cima e reta.

Impeça programas de serem executados em segundo plano

Muitas vezes os programas que você acredita ter fechado ainda ficam abertos e executando em segundo plano. Dessa maneira, ocorre a perda da conectividade e a lentidão na internet da sua casa com frequência.

Isto porque, eles ficam acumulados na memória do computador, impactando de forma direta no funcionamento de todo o sistema, inclusiva da banda larga. Portanto, é fundamental que você verifique que não existem arquivos sendo baixados, aplicativos em processo de atualização e escaneamento em execução enquanto você utiliza a internet.

Mantenha o antivírus sempre ativo

Outra medida muito simples e prática para se evitar lentidão na internet da sua casa é manter o antivírus sempre ativo. O motivo para isso é que os problemas de conexão, muitas vezes, ocorrem por conta da presença de malwares e vírus no seu computador.

Por consequência, para resolver isso, é essencial que você proteja o seu dispositivo dessas ameaças. Logo, opte por ter um antivírus de qualidade, preferindo as versões pagas, pois são mais eficientes e acabam compensando mais. Além disso, realize uma varredura no seu computador com certa frequência, como a cada 15 dias, por exemplo.

Elimine Spywares e Adwares

Os Spywares e Adwares consistem em programas gratuitos que se alojam no seu computador e que são bem difíceis de serem desinstalados. Inclusive, alguns causam bastante incômodo, apesar de parecerem inofensivos, já que fazem a amostra em excesso de anúncios.

Em contrapartida, há outros que são extremamente perigosos, pois prejudicam a sua privacidade. Em todo caso, esses programas conseguem sugar sua banda larga, o que significa que ocorre a lentidão da internet da sua casa.

Isto posto, para evitar esse tipo de problema, é importante que você não baixe arquivos adicionais que você não precisa realmente. Além disso, vez ou outra, faça uma análise dos programas instalados no seu computador, eliminando aqueles que você não reconhece e que foram instalados recentemente. Isto porque, nem sempre a busca do antivírus encontra os Spywares e Adwares.

Altere o servidor DNS no Linux ou Windows

Os números do Domain Name System (DNS) tendem a serem configurados de maneira automática pela operadora da internet contratada. Contudo, isso pode parecer algo prático pela comodidade que traz, mas muitos usuários utilizando o mesmo servidor pode ocasionar na lentidão da internet.

Um modo mais simples de alterar o servidor de DNS é através do próprio roteador. Assim, você consegue fazer uma alteração que vai servir para todos os dispositivos que se conectarem a sua rede. Caso contrário, você terá que ir nas propriedades de conexão de todos eles e alterar o DNS manualmente, o que é mais trabalhoso.

Com tudo, saiba que nós temos uma lista com os melhores de DNS para você usar em 2020. Depois, utilize o que você considerar melhor. Por ora, o mais utilizado ainda são os do Google e do Cloudflare que inclusive usamos no exemplo abaixo.

Se você estiver usando qualquer distribuição Linux, execute o comando abaixo para alterar o servidor de DNS e assim ter uma conexão mais rápida e evitar lentidão.

A solução mais fácil envolve em alterar a configuração no arquivo /etc/resolv.conf, dizendo pra onde o sistema deve encaminhar as requisições de resolução de nomes. Então, vamos primeiramente alterar esse arquivo:

sudo nano /etc/resolv.conf

Altere o nameserver deixando apenas a opção abaixo:

nameserver 1.1.1.1
nameserver 1.0.0.1

Para salvar o arquivo pressione: Ctrl + o

Para fechar pressione: Ctrl + x

Agora vamos atualizar o sistema, com isso ele vai gerar o arquivo novamente:

sudo resolvconf -u

E agora reinicie o PC manualmente ou executando comando abaixo:

sudo reboot

Sendo assim, alterar o número do DNS vai lhe ajudar a melhorar a conexão, para isso é só seguir os passos abaixo, se estiver utilizando o Windows siga os passos abaixo:

  • Vá para o “Painel de Controle” do seu computador;
       
  • Em seguida “Central de Rede e Compartilhamento”;
       
  • Clique em “Conexão Local”, que fica localizada no canto esquerdo da janela;
       
  • Vá para “Propriedades”;
       
  • Adicione o número primário do DNS, que é 1.1.1.1;
       
  • Adicione o número secundário do DNS, que é 1.0.0.1.

Verifique as configurações de seu roteador

Outra dica importante para evitar a lentidão na internet da sua casa é verificar as configurações do seu roteador. Por exemplo, se a Unidade Máxima de Transmissão (MTU) estiver ajustada para um valor alto ou baixo demais, isso vai interferir na sua conexão.

À vista disso, é fundamental que você faça a configuração do seu roteador respeitando sempre os padrões que são determinados pelo fabricante. Então, caso realize qualquer tipo de configuração diferente do seu aparelho apenas para fazer algum teste, não esqueça de se desfazer delas posteriormente, caso seja necessário.

Reinicie o roteador

Muitas vezes, reiniciar o roteador já é mais do que suficiente para evitar lentidão na internet da sua casa. Isto porque, quando o equipamento fica muito tempo ligado, ele tende a se desconfigurar automaticamente por conta do aumento da temperatura ou de outros fatores externos. Por essa razão, reiniciar o roteador, muitas vezes, resolve o problema, já que as funções do aparelho serão restauradas para a configuração padrão.

Faça a limpeza de cache dos navegadores

Por fim, para evitar lentidão no uso da internet, é fundamental que você faça a limpeza de cache dos navegadores. Isto porque, muitos arquivos temporários da internet fazem com que você gaste dados de maneira desnecessária sem que você nem saiba. Portanto, para resolver a situação, é só fazer esporadicamente a limpeza de cache e dos cookies, eliminando assim esses arquivos.

Conclusão

Viu como existem muitas dicas para evitar lentidão na internet da sua casa? Então, é só começar a utilizá-las! Outra opção é escolher um novo plano ou provedora. No Portal de Planos você pode comparar as principais marcas e ter atendimento com especialistas para te ajudar na escolha. 

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.