digiKam 7.10 adiciona suporte para novas câmeras e correções de falhas

O digiKam é um aplicativo de gerenciamento de fotos multiplataforma

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O digiKam 7.10 acaba de ser lançado. Essa é a décima e última atualização de manutenção da série digiKam 7.x. A nova versão traz várias melhorias, correções de falhas e componentes atualizados para oferecer suporte a novas câmeras.

digiKam 7.10 é lançado

OdigiKam é um aplicativo de gerenciamento de fotos multiplataforma, gratuito e de código aberto. E, essa versão chega mais de três meses após o digiKam 7.9, e adiciona suporte para novas câmeras, incluindo Canon EOS R3, Canon EOS R7, Canon EOS R10, Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-T30 II, OM System OM- 1, Leica M11 e Sony A7-IV.

O digiKam 7.10 também adiciona suporte para novos formatos, incluindo o formato Phase One/Leaf IIQ-S v2, rolos de filme Canon CR3/formato raw burst, bem como o formato de filme Canon CRM. Tudo isso é possível graças à atualização da biblioteca libraw 0.21.1.

Além disso, o digiKam 7.10 melhora o suporte a tags DXO, adiciona suporte para a nova documentação online, melhora o comportamento interno da lixeira, melhora o botão Cancelar na Ferramenta de Importação. Essa nova versão também melhora o gerenciamento das configurações de pesquisa por similaridade, atualiza a internacionalização e soluciona falhas com o última versão OpenCV 4.7.0.

digikam-7-10-adiciona-suporte-para-novas-cameras-e-correcoes-de-falhas

A nova versão

Essa nova versão usa KDE Frameworks 5.102 e Qt 5.15.8 LTS. Ele também inclui o ExifTool 12.57 e o libjasper 4.0.0, que fornecem importantes melhorias de estabilidade e correções de erros para tornar o digiKam mais confiável ao gerenciar sua biblioteca de fotos.

O digiKam 7.10 está disponível para download agora no site oficial como um pacote universal AppImage que você pode executar em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux.

Além disso, como mencionado anteriormente, esta é a última atualização da série, já que o desenvolvimento agora está focado na próxima grande série, digiKam 8.0, com lançamento previsto para abril de 2023. Ou seja, estamos há poucos dias da próxima grande atualização do aplicativo.

O digiKam 8.0 promete uma enorme documentação on-line totalmente reescrita e aprimorada, bem como vários outros novos recursos e aprimoramentos interessantes para levar seu fluxo de trabalho de gerenciamento de fotos para o próximo nível com o poder do Open Source.

Esperamos que essa próxima grande atualização do digiKam traga ainda mais recurso para os usuários. A verdade é que se espera muitas novidades, já que estamos falando de uma nova série. Por enquanto, os usuários ficam com a décima atualização da série 7 do digiKam, que traz muitas novidades.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.