Dino 0.3 chega com suporte para videochamadas e conferências

Depois de mais de um ano de desenvolvimento ocorreu o lançamento de a nova versão de Cliente de comunicação Dino 0.3. O programa suporta bate-papo e mensagens usando o protocolo Jabber/XMPP. Assim, o Dino 0.3 chega com suporte para videochamadas e conferências.

O programa suporta vários clientes e servidores XMPP, focado em garantir a confidencialidade das conversas e suporta criptografia de ponta a ponta usando a extensão OMEMO XMPP baseada no protocolo Signal ou criptografia usando OpenPGP.

Principais características do Dino e extensões XEP suportadas:

  • Bate-papo multiusuário com suporte para grupos privados e canais públicos (em grupos, você só pode conversar com pessoas incluídas no grupo em tópicos arbitrários, e em canais, qualquer usuário pode conversar apenas sobre um determinado tópico)
  • uso de avatares
  • Gerenciamento de arquivos de mensagens
  • Marcar as últimas mensagens recebidas e lidas nos chats
  • Anexe arquivos e imagens às mensagens. Os arquivos podem ser transferidos diretamente de um cliente para outro, ou carregados no servidor e fornecidos com um link através do qual outro usuário pode baixar este arquivo
  • Suporte para transmissão direta de conteúdo multimídia (som, vídeo, arquivos) entre clientes usando o protocolo Jingle
  • Suporte para registros SRV para estabelecer uma conexão direta criptografada usando TLS, além de enviar por meio de um servidor XMPP
  • Criptografia com OMEMO e OpenPGP

Dino 0.3 chega com suporte para videochamadas e conferências. Veja as principais novidades do Dino 0.3

Dino 0.3 chega com suporte para videochamadas e conferências

Nesta nova versão, as funções do Dino 0.3 vão muito além de mensagens de texto. Assim, houve a implementação de videochamadas e videoconferências. Isso permite videochamadas envolvendo dois ou mais participantes.

As sequências de vídeo são criptografados usando criptografia de ponta a ponta. Além disso, o tráfego é enviado diretamente entre usuários em modo P2P. No entanto, como alternativa, também é possível trabalhar através de um servidor intermediário.

Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão são os recursos aprimorados de chamada em grupo. Assim, o usuário pode iniciar uma chamada em um grupo fechado ou convidar participantes adicionais para uma chamada já estabelecida. As chamadas em grupo podem ser organizadas em modo P2P sem envolver servidores adicionais, exceto o servidor XMPP que coordena a conexão com a conferência. Para conferências com um grande número de participantes o trabalho pode ser organizado por meio de um servidor centralizado. Assim, deve reduzir a necessidade de ter grande largura de banda.

Mais detalhes

A troca de chaves para criptografar o tráfego dos participantes, que são geradas no lado do cliente, é feita por meio de DTLS, após o que os dados são transmitidos por meio de um canal SRTP criptografado. A validade das chaves é autenticada por meio da extensão OMEMO do XMPP.

O protocolo XMPP e as extensões XMPP genéricas (XEP-0353, XEP-0167) são usados para estabelecer uma conexão, permitindo que você faça chamadas entre o Dino e qualquer outro cliente XMPP que suporte as especificações apropriadas, por exemplo, você pode configurar chamadas de vídeo com os aplicativos Conversas e Movim, bem como chamadas não criptografadas com o aplicativo Gajim. Se o vídeo não for suportado, uma chamada de áudio pode ser configurada.

Por fim, quem quiser saber mais sobre esta nova versão, pode consultar os detalhes acessando o seguinte link.

Via Ubunlog

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile