in

Discord entra na guerra contra o Steam e oferecerá 90% da receita para desenvolvedores

Discord entra na guerra contra o Steam e oferecerá 90% da receita para desenvolvedores

A plataforma Discord estreia 2019 em uma verdadeira guerra contra a o Steam. Isso ocorrerá depois de muitos anos de uma hegemonia tranquila no grande mercado de games. A guerra deve se dar no campo dos desenvolvedores. O lançamento da loja da Discord foi em outubro, conforme relatamos neste post. A Epic Games já havia lançado a Epic Games Store, com poucos jogos, mas com melhores condições para desenvolvedores, que ficam com 88% da receita. Assim, a Epic Games ficará com somente 12% do valor da venda de jogos, ante 30% cobrados pela Valve. Portanto, a Discord entra na guerra contra o Steam e oferecerá 90% da receita para desenvolvedores.

Nova loja de jogos

A partir de 2019, eles expandirão o acesso à loja Discord, recém- anunciada. Além disso, ao seu “patch extremamente eficiente”, lançando uma plataforma de auto-publicação. Por meio dela, você encontrará desde um desenvolvedor que escreveu seu primeiro jogo em casa até grandes estúdios que lançam jogos  Classe A.

Em comparação com os 12% dos criadores da Fortnite, ou os 30% que continuam a ser Steam sobre o preço de cada jogo vendido, a Discord ficará com apenas 10%. Então, isso significa que os programadores terão 90% do valor dos jogos para si.

Qual o custo real?
Discórdia

Nas palavras de Discord,

não custa 30% distribuir jogos em 2018. Depois de investigar o assunto, descobrimos que podemos criar incríveis ferramentas de desenvolvimento, gerenciá-las e dar aos desenvolvedores mais receita, diz o comunicado.

A grande vantagem do Discord é que já tem uma grande comunidade por trás que está feliz com o serviço.

Lojas próprias

Segundo a Discord, muitos desenvolvedores estavam criando lojas próprias por causa dos ganhos menores dados pela Steam. Ainda de acordo com a Discord, isso tira o foco do que é realmente importante: fazer ótimos jogos e desenvolver comunidades. Todos os dados foram coletados em pesquisas.

Os 10% restantes cobrem nossos custos operacionais, e vamos explorá-los reduzindo-os, otimizando nossa tecnologia e tornando as coisas mais eficientes, alerta a Discord.

As empresas alegavam que os custos com manutenção de servidores muito altos, daí o percentual de 30%.  Porém, as coisas mudaram. Além de visibilidade, os distribuidores vão buscar ganhos.

200 milhões de usuários

A grande vantagem da Discord é o número de usuários. Há uma comunidade de 200 milhões de usuários que usam seus produtos. São serviços de voz, texto, vídeo e chat. Nisto eles permanecerão focados.

Nós também capacitaremos os desenvolvedores a se comunicarem com seus jogadores, aprimorando os Servidores Verificados, estendendo sua capacidade de adicionar um ótimo conteúdo ao Feed de Atividades e muito mais. Acreditamos que, se interagirmos e trabalharmos com desenvolvedores, poderemos reverter a fragmentação de plataforma na indústria de jogos, conectando desenvolvedores e players mais próximos, diz o comunicado.

Resta saber se essa competitividade em relação aos desenvolvedores se transformará em preços mais acessíveis aos jogadores. A ver.

Epic Games

Do mesmo modo, a Epic Games anunciou que estava entrando no negócio de loja de jogos digitais. A nova Epic Games Store , que vai rodar dentro do aplicativo Epic Launcher para Windows e Mac, agora está no ar depois de um lançamento surpresa no meio do Game Awards em Los Angeles. Por enquanto, apenas 14 títulos foram confirmados.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Confira as novidades em torno do Kernel 5.3

Kernel Linux para arquitetura x32 pode ser descontinuado

Epic Games lança sua própria loja