Disponível driver para o WMI do Dell Data Vault para Linux por engenharia reversa!

Boas notícias, a Comunidade de código aberto informa que já está disponível novo driver para o WMI do Dell Data Vault!

Emanuel Negromonte
2 minutos de leitura

Acaba de ser publicado um novo driver para o WMI do Dell Data Vault. A ideia do novo driver é aprimorar o suporte a interface WMI da Dell. Mas, é sabido que a fabricante não fornece o código da interface por ser proprietário.

O que é WMI do Dell Data Vault

O WMI do Dell Data Vault é onde estão todas as informações sobre a bateteria. A tecnologia é utilizada pela Dell e agora recebe um driver que fez tudo funcionar sem precisar da ajuda da empresa.

Além disso, é importante dizer que foi utilizada engenharia reversa para chegar a este novo driver. A Dell é conhecida por contribuir com o mundo do código aberto, mas existem muitas questões que a Dell não colabora, e essa é uma delas.

Com o novo driver WMI do Dell Data Vault, agora é possível obter detalhes da bateria em computadores Dell mais recentes. Os dados sobre temperatura, IDs e informações sobre dissipadores e outros detalhes, já são exibidos sem erros.

Novo driver WMI Dell

O desenvolvedor independente que conseguiu criar um novo driver utilizando engenharia reversa é o Armin Wolf. Em nota, eles diz que os dados da bateria estão sendo corretamente exibidos e que os dados do sensor estão sendo gerados via DebugFS para facilitar o processo de engenharia reversa.

O driver segue na fase de aprimoramento e certamente haverão mais recursos relevantes. Assim, a novidade possui 500 linhas de códigos novinhos. Os testes seguem com força total.

A ideia é que o novo driver para o dell-wmi-ddv ou DVV seja testado em mais dispositivos recentes. Neste momento os testes foram feitos em um Dell Inspiron 3505 com AMD Ryzen.

Em comentários, o driver está rotulado como básico e deve receber mais linhas nos próximos dias.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.