Dispositivos portáteis de jogos: 5 razões pelas quais o Linux supera o Windows

Se você está procurando um portátil para jogos, não há como errar com a maioria deles

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

Se você está procurando um portátil para jogos, não há como errar com a maioria deles. No entanto, há algumas razões pelas quais o Linux é mais adequado para portáteis para jogos do que o Windows. Neste post, você conhecerá 5 razões pelas quais o Linux supera o Windows.

5 razões pelas quais o Linux supera o Windows em dispositivos portáteis de jogos

O Linux é código aberto

Os dispositivos de mão para jogos foram projetados para serem mais portáteis, menores e construídos para uma finalidade específica. O Windows, no entanto, não foi projetado para ser fortemente modificado, e isso causa problemas para os OEMs que estão montando um portátil para jogos.

Em relação ao Steam Deck, a Valve construiu uma pilha de software totalmente customizada em cima do Arch Linux, com seu próprio ambiente de desktop SteamOS, pacotes e camada de tradução na forma de Proton. O Linux é de código aberto e a Valve pode fazer o que quiser com ele e realmente torná-lo seu próprio sistema operacional. Com o Windows, os OEMs estão sob o comando da Microsoft e das coisas que eles podem alterar.

Devido a essas limitações, empresas como Lenovo e Asus criaram Legion Space e Armory Crate SE, respectivamente, e servem como band-aids colocados no Windows para torná-lo um pouco melhor em termos de experiência portátil. No entanto, eles simplesmente não podem substituir uma experiência integrada como o Steam Deck.

dispositivos-portateis-de-jogos-5-razoes-pelas-quais-o-linux-supera-o-windows

Melhor desempenho, despesas gerais mais leves

Embora você possa instalar o Windows no Steam Deck, algo interessante que os usuários notaram é que alguns jogos rodarão pior no Windows do que no Linux, incluindo títulos como Elden Ring. Isso se deve parcialmente ao quão leve o SteamOS é, com menos despesas gerais e vários ajustes feitos especificamente para jogadores.

dispositivos-portateis-de-jogos-5-razoes-pelas-quais-o-linux-supera-o-windows

Uma experiência de desktop oculta

Se você inicializar um Steam Deck, poderá usá-lo a vida inteira sem sequer tocar na área de trabalho. Você pode instalar seus jogos, iniciá-los e navegar nas páginas da loja ou da comunidade, tudo a partir da interface do jogo, e você nunca precisa pensar na existência de qualquer tipo de área de trabalho como em um computador. Isso é uma grande vantagem para quem quer apenas um dispositivo de jogo que funcione.

O Steam Deck é incrivelmente fácil de usar, e parte disso se deve à interface do usuário. Não preciso tocar na tela ou tentar clicar em botões pequenos e complicados na tela para iniciar meus jogos ou alterar uma configuração, está tudo lá.

Nunca se preocupe com drivers

dispositivos-portateis-de-jogos-5-razoes-pelas-quais-o-linux-supera-o-windows

Quando se trata de dispositivos portáteis para jogos, há vários problemas com drivers. No entanto, quando se trata do Steam Deck, ele simplesmente funciona. Pronto para uso, você receberá atualizações do SteamOS que cuidam de tudo isso para você e nunca precisará se aventurar em nenhum tipo de aplicativo para instalar drivers e outros softwares, se não quiser. Também não restringe o que você pode fazer, porque, como já mencionado, ainda existe um modo desktop disponível se você quiser fazer alterações e outros ajustes no software SteamOS.

Modifique-o como quiser

Se você possui um Deck, talvez esteja familiarizado com o carregador de plugins Decky. Como o Steam Deck é baseado em Linux, você pode fazer basicamente o que quiser no sistema e fazer as modificações que desejar. Você também pode interromper completamente a instalação do Linux, se não tomar cuidado, mas também pode fazer quaisquer alterações no sistema que desejar, se desejar.

Você também não está limitado a mods específicos do deck, você pode fazer o que quiser. Quaisquer ajustes no Linux são um jogo justo, e o mundo é sua ostra quando se trata de fazer o que você quiser em uma máquina Linux.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.