Sem-categoria

24/11/2021 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora

Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora

A Amazon Web Services tornou o Amazon Linux 2022 agora disponível publicamente em forma de visualização como a versão mais recente de sua distribuição Linux. Sendo assim, surge a distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora


O Amazon Linux e/ou Amazon Linux 2 foi baseado em uma combinação de pacotes RHEL e Fedora, enquanto na versão atual do Amazon Linux 2022 eles observam que é explicitamente baseado no Fedora. Além de aparentemente ser mais orientado para o Fedora agora do que o RHEL, com o Amazon Linux 2022 eles estão fazendo a transição para uma cadência de lançamento formal de dois anos entre os lançamentos, enquanto têm lançamentos pontuais trimestrais.

A AWS pretende fornecer as principais atualizações do Amazon Linux a cada dois anos, enquanto cada versão principal terá cinco anos de suporte e atualizações trimestrais de versão secundária.

Quanto às mudanças observadas no Amazon Linux 2022, “AL2022 usa o projeto Fedora como seu upstream para fornecer aos clientes uma grande variedade dos softwares mais recentes, como tempos de execução de linguagem atualizados, como parte de lançamentos trimestrais. Além disso, o AL2022 tem o SELinux habilitado e reforçado por padrão.” Certamente há mais mudanças a caminho, enquanto isso é apenas o que eles delinearam para o anúncio de hoje.

Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora

Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora
Distribuição Amazon Linux 2022 lançada com base em versão modificada do Fedora

A visualização do Amazon Linux 2022 está disponível em todas as regiões comerciais e vem sem custos adicionais de nuvem. Estarei executando alguns benchmarks de nuvem do Amazon Linux 2022 em breve no Phoronix em relação a outros tipos de sistema operacional no Amazon Elastic Compute Cloud (EC2).

Estamos anunciando a visualização pública do Amazon Linux 2022 (AL2022), o novo Linux de propósito geral da Amazon para AWS que foi projetado para fornecer um ambiente de execução seguro, estável e de alto desempenho para desenvolver e executar seus aplicativos em nuvem. A partir do AL2022, uma nova versão principal do Amazon Linux estará disponível a cada dois anos e cada versão terá suporte por cinco anos. Os clientes também poderão tirar proveito das atualizações trimestrais por meio de versões menores e usar o software mais recente para seus aplicativos. Por fim, o AL2022 oferece a capacidade de bloquear uma versão específica do repositório de pacotes Amazon Linux, dando aos clientes controle sobre como e quando absorvem as atualizações.

O breve anúncio AL2022 pode ser lido em aws.amazon.com.

Atualização: mais recursos do Amazon Linux 2022 estão listados por meio deste repositório GitHub. Além das otimizações usuais e do trabalho de segurança, alguns outros itens observados incluem patch live do kernel, reforço extra do kernel e muito mais. O Amazon Linux 2022 está usando o kernel Linux 5.15 LTS.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.