in

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

Veja as novidades desta distro que já vem com Wine e muitos recursos interessantes.

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

Linux ou Windows|? Qual a melhor? Qual devo usar. Esses são questionamentos sempre presentes entre usuários de sistemas operacionais, querendo saber sempre s vantagens e desvantagens de distribuições que nunca param de ser lançadas. Então, na dúvida, que tal usar um Linux com cara de Windows? Claro, não vai funcionar igual, mas será perfeito para quem pensa em migrar de um para o outro sem ter um choque com comandos e no visual. É esteo caso da distribuição Linuxfx, clone do Windows, que tem lançada sua versão 10.5 estável.

O desenvolvedor Rafael Rachid anunciou hoje o lançamento Linuxfx 10.5, uma nova versão de sua distribuição baseada no Ubuntu voltada para aqueles que desejam migrar do Windows para o Linux.

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

Também chamado de “Windowsfx”, o lançamento do Linuxfx 10.5 chegou apenas duas semanas após a versão 10.4.2 e cerca de um mês após a série 10.4. A nova versão tem algumas melhorias importantes na tentativa de fazer a migração da plataforma proprietária do Windows 10 para o Linux e Open Source algo totalmente possível e viável. Lembrando que não se trata de nenhuma irregularidade. Eles simplesmente pegaram o novo Ubuntu 20.04.1 e aplicaram o tema do Windows a partir do b00merang GPL Windows® 10 Themepack. Além disso, ele vem com o ambiente de desktop Cinnamon, se é que você vai notar.

 

Portanto, a grande novidade para este lançamento é que ele é baseado na última série do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), bem como no ambiente de desktop Cinnamon 4.6 com um tema Windows 10.

Outros recursos

Distribuição brasileira clone do Windows, Linuxfx 10.5 é lançada

O kernel Linux também foi atualizado para a versão 5.7.15, lançada na semana passada, para adicionar suporte para computadores mais novos. A versão anterior estava usando o kernel Linux 5.5, então você pode imaginar que este é um passo importante para oferecer melhor suporte de hardware para máquinas novas e antigas.

E não se assuste, caso seja novato. Ele vem preparado para executar aplicativos do Windows, mesmo sendo um Linux. Isso porque, como nas versões anteriores, o Linuxfx 10.5 vem com sua própria implementação do Wine para oferecer a melhor compatibilidade da classe com jogos e aplicativos do Windows.

Os aplicativos Windows .exe e .msi são totalmente suportados e podem ser executados com apenas um clique duplo no arquivo. Além disso, o Linuxfx agora oferece rede Active Directory (AD) aprimorada e suporte de compartilhamento de arquivos para melhor compatibilidade com computadores Windows 10 existentes em sua rede.

Por último, o Bluetooh foi restaurado e agora deve funcionar corretamente nesta versão. Do mesmo modo, foram atualizados:

  • o tema WX Desktop Cinnamon;
  • painel de controle;
  • as telas de login e logout;
  • várias das ferramentas nativas do Linuxfx.

O Linuxfx 10.5 inclui uma ampla variedade de aplicativos de código aberto e proprietários para fornecer tudo o que você precisa para suas necessidades diárias.

Isso inclui o pacote de escritório online OnlyOffice, GIMP e Inkscape para edição de imagem, Mozilla Firefox e Google Chrome para navegação na web, Transmission para download de torrent, Evolution para e-mail, TeamViewer e AnyDesk para suporte de desktop remoto, Zoom, Skype e Microsoft Teams para vídeo conferência, VLC e Kodi para multimídia, Visual Studio Code para codificação, bem como Steam para jogos.

Baixe Linuxfx 10.5