Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/08/2021 às 07:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição de firewall IPFire Linux agora ganha kernel Linux 5.10 com suporte de longo prazo

Veja os detalhes.

Distribuição de firewall IPFire Linux agora ganha kernel Linux 5.10 com suporte de longo prazo

O desenvolvedor Michael Tremer anunciou o lançamento do IPFire 2.27 Core Update 159, uma nova versão para a distribuição Linux de código aberto reforçado que visa firewalls e roteadores. Sendo assim, a distribuição de firewall IPFire Linux agora ganha kernel Linux 5.10 com suporte de longo prazo.

A maior mudança na versão IPFire 2.27 Core Update 159 é uma nova atualização principal do kernel, já que a distribuição do firewall e roteador agora é alimentada pela série Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, que receberá atualizações por cinco anos, até dezembro de 2026.

Como esperado, a nova versão do kernel traz melhor suporte de hardware com seus muitos drivers novos e atualizados, especialmente drivers de rede, maior rendimento de rede por meio de recebimento de TCP de cópia zero e UDP e largura de banda de gargalo e controle de congestionamento RTT (BBR) para diminuir a latência do firewall na rede ao encaminhar pacotes.

Distribuição de firewall IPFire Linux agora ganha kernel Linux 5.10 com suporte de longo prazo

Distribuição de firewall IPFire Linux agora ganha kernel Linux 5.10 com suporte de longo prazo

A atualização do kernel Linux 5.10 LTS na versão IPFire 2.27 Core Update 159 também melhora o throughput wireless e a latência com Airtime Queue Limits, permitindo o uso de todos os algoritmos “Bufferbloat”, melhora muito o suporte para hardware ARM de 64 bits (AArch64) e melhora a segurança geral do sistema, aumentando a proteção contra vulnerabilidades de hardware da CPU.

Esta atualização é um grande passo para tudo o que está acontecendo sob o capô do IPFire. Temos esperança de construir muitos novos recursos com isso e tornar o IPFire um sistema muito mais moderno e melhor de usar, diz o anúncio de lançamento.

O lançamento do IPFire 2.27 Core Update 159 também vem com um conjunto de ferramentas atualizado com GCC 11.1, GNU C Library 2.33 e GNU Binutils 2.36.1, bem como pacotes atualizados como Samba 4.14.6, ClamAV 0.103.3, Wireshark 3.4.7 e tftpd 5.2.

Outras mudanças importantes

O IPFire agora apresenta suporte ARM aprimorado para a arquitetura ARM de 32 bits, que foi alterado de armv5tel (ARMv5) para armv6l (ARMv6), muda para o formato de compactação Zstandard para a imagem de instalação ISO para tempos de descompressão mais rápidos durante a instalação e tempos de compressão mais rápidos durante o processo de compilação, bem como melhor modo autônomo no instalador em sistemas EFI.

O novo IPFire 2.27 Core Update 159 está disponível para download a partir de agora no  website Oficial como ISO ou USB imagens para x86_64 (64 bits) e arquiteturas AArch64 (ARM64). Os usuários existentes devem atualizar suas instalações o mais rápido possível (será necessário reinicializar para que a nova versão do kernel do Linux seja instalada corretamente).

Baixe IPFire 2.27 Core Update 159

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.