in

Distribuição Debian 9.13 é lançada como última versão da série Stretch

A recomendação é atualizar imediatamente para o Debian 10.

Distribuição Debian 9.13 é lançada como última versão da série Stretch

O Projeto Debian anunciou hoje a disponibilidade do Debian GNU/Linux 9.13 como a décima terceira e última versão a ser lançada da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 9 “Stretch”. Esta última versão da série Stretch chega 5 meses depois da anterior, o Debian 9.12. Então, como esperado, inclui todas as atualizações de software e correções de segurança enviadas pelos repositórios da série Debian GNU/Linux 9 “Stretch” durante esse período.

Como em todos os lançamentos pontuais, o Debian GNU/Linux 9.13 está aqui apenas como uma mídia de instalação atualizada para aqueles que ainda desejam instalar o Debian Stretch em seus computadores sem baixar centenas de atualizações dos repositórios de software.

No entanto, além disso, este lançamento pontual é especial. Justamente por ser o último da série. Isso significa que o Projeto Debian não produzirá mais atualizações para o sistema operacional Debian GNU/Linux 9 “Stretch”. Assim, todos os usuários devem atualizar imediatamente para o Debian GNU/Linux 10 “Buster” o mais rápido possível.

Distribuição Debian 9.13 é lançada como última versão da série Stretch

Distribuição Debian 9.13 é lançada como última versão da série Stretch

Após este lançamento, as equipes de segurança e lançamento do Debian não estarão mais produzindo atualizações para o Debian 9. Usuários que desejam continuar recebendo suporte de segurança devem atualizar para o Debian 10, disse o Projeto Debian.

As imagens Debian GNU/Linux 9.13 “Stretch” incluem um total de 75 pacotes atualizados que receberam várias correções, bem como 73 atualizações de segurança. Além disso, 22 pacotes foram removidos. Isso ocorreu devido a vários motivos, como problemas de segurança, incompatibilidade com outros pacotes ou não mais sendo mantidos.

As imagens ISO ainda não estão disponíveis para download. Porém, isso será alterado em breve. Por outro lado, se você possui o Debian 9.12 instalado, basta atualizar seu sistema. Entretanto, o mais adequado e recomendável é mesmo atualizar para o Debian 10 Buster o mais rápido possível. As instruções detalhadas de atualização são fornecidas pelo próprio Projeto Debian aqui neste link.

Mais detalhes sobre o Debian 9.13 via Debian.org.

O Debian 9 estreou em junho de 2017 e desde então foi sucedido pelo Debian 10. Já o Debian 11 permanece em desenvolvimento. O Debian 11 só deve entrar na fase de congelamento no início de 2021.

9to5 Linux