Notícias

08/12/2021 às 16:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Fedora Linux 36 planeja executar o Wayland por padrão com o driver proprietário da NVIDIA

Distribuição Fedora Linux 36 planeja executar o Wayland por padrão com o driver proprietário da NVIDIA

Embora todos os componentes de software estejam disponíveis agora para serem capazes de executar a pilha de driver proprietário da NVIDIA com compositores Wayland modernos (baseados em GBM) por padrão, incluindo suporte a XWayland, a estação de trabalho Fedora atualmente usa como padrão uma sessão baseada em X.Org com o verde blob binário. No entanto, para o Fedora 36 que deve chegar no mês de abril de 2022, eles estão planejando usar a área de trabalho baseada no Wayland aqui também. Portanto, a distribuição Fedora Linux 36 planeja executar o Wayland por padrão com o driver proprietário da NVIDIA.


A estação de trabalho Fedora por um tempo passou a usar com sucesso o padrão do desktop GNOME Shell baseado no Wayland, mas com o driver proprietário da NVIDIA eles continuaram usando a sessão X.Org. Graças ao driver da série NVIDIA 495 que introduz o suporte GBM e outras melhorias feitas no XWayland acelerado, etc., a execução da pilha de drivers proprietários da NVIDIA para uso diário em desktops baseados no Wayland está se tornando viável.

Distribuição Fedora Linux 36 planeja executar o Wayland por padrão com o driver proprietário da NVIDIA

Distribuição Fedora Linux 36 planeja executar o Wayland por padrão com o driver proprietário da NVIDIA

O GNOME no X.Org permanecerá disponível para aqueles que o desejam, enquanto a proposta de mudança F36 enviada hoje ajustaria a regra do udev para GDM para que aqueles que usam a série NVIDIA 495 ou mais recente vejam a sessão do Wayland por padrão.


O Fedora 36 deve ser lançado em abril, com a esperança de agora poder usar o Wayland em todos os setores … Com a pilha de drivers proprietários da NVIDIA funcionando bem com o Wayland, 2022 pode ver o suporte da sessão X.Org/X11 diminuir ainda mais em o ecossistema Linux.

O plano do Fedora 36 para o Wayland por padrão com a pilha de drivers proprietários da NVIDIA é apresentado no Wiki do Fedora para aqueles interessados em mais detalhes técnicos.

DRM XWayland Lands vai lidar com fones de ouvido VR

Junto com os gestos do touchpad do XWayland, outro recurso brilhante foi incorporado esta semana ao X.Org Server Git para XWayland: suporte a leasing de DRM!

O XWayland agora tem suporte principal para o protocolo DRM leasing (drm-lease-v1) para permitir que os clientes X11 executando através do XWayland aluguem conectores/saídas não-desktop do compositor Wayland subjacente. Isso é particularmente útil e projetado de acordo com as necessidades de monitores tipo head-mounted de realidade virtual (VR).

Tem havido muito trabalho de infraestrutura Linux nos últimos anos, colocando o código no lugar para melhor suportar VR HMDs no Linux, tanto no X11 quanto no Wayland. Agora com o código mais recente, o XWayland agora pode lidar com clientes X11 que desejam o uso de leasing DRM. O patch mesclado é baseado em um patch antigo do XWayland que estava flutuando fora da árvore desde 2019, quando o suporte ao protocolo Wayland estava em desenvolvimento. Foi apenas neste verão que o protocolo de arrendamento DRM foi mesclado com o código de protocolos wayland.

Isso vai junto com outras atualizações de hoje para atualizar o XWayland para exigir os Protocolos Wayland 1.22, uma nova interface para RandR para permitir atrasar as respostas de aluguel e, em seguida, o suporte real de aluguel DRM. A interface RandR para permitir atrasar as respostas de locação é o que anteriormente era um bloqueador para o tratamento de locação XWayland DRM.

Esta é uma boa notícia para aqueles que desejam desfrutar de jogos VR rodando em um desktop Wayland, mas o jogo real ou aplicativo VR precisa de X11/XWayland. Este será encontrado no XWayland 22 estável no próximo ano.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×