Distribuição IPFire Linux Firewall agora tem kernel Linux 6.1 LTS

IPFire 2.27 Core Update 173 está disponível para introduzir suporte para modems 4G e 5G que usam a interface QMI.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Peter Müller, do projeto IPFire, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do IPFire 2.27 Core Update 173 como a primeira atualização para esta distribuição de firewall Linux de código aberto para roteadores e firewalls em 2023. Então, a distribuição IPFire Linux Firewall agora tem kernel Linux 6.1 LTS

Alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS suportada a longo prazo, o IPFire 2.27 Core Update 173 está aqui para introduzir o suporte para o QMI (Qualcomm MSM Interface), uma interface proprietária e a capacidade de interagir com modems 4G e 5G que usam a interface QMI.

O novo kernel Linux 6.1 LTS traz suporte de hardware aprimorado e melhorias de segurança para usuários IPFire, como suporte a Landlock, proteção contra acesso direto à memória por meio de dispositivos PCI maliciosos em sistemas AArch64 (ARM64), proteção contra ataques de inicialização a frio, permitindo que o firmware limpe toda a memória ao reinicializar e muito mais.

O IPFire 2.27 Core Update 173 também traz várias melhorias para sua implementação do OpenVPN, como uma correção para um problema em que o autenticador do OpenVPN 2FA entraria em um loop infinito quando a conexão de soquete com o OpenVPN é perdida, bem como pequenas melhorias e limpezas na GUI do OpenVPN.

Distribuição IPFire Linux Firewall agora tem kernel Linux 6.1 LTS

Além disso, a nova versão do IPFire implementa um novo mecanismo para criar adequadamente um grupo de usuários necessário para a interação entre o D-Bus e o Avahi ao instalar o último complemento, bem como o suporte para tratar adequadamente como um domínio curinga pela interface da web.*.example.com

Também foi corrigido um bug no mecanismo de firewall que permitia a criação de regras com fontes inválidas. Claro, vários pacotes e complementos foram atualizados para suas versões mais recentes no momento da escrita. Para obter mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento.

Enquanto isso, se você quiser implantar o IPFire em seu roteador ou hardware de firewall, você pode baixar o IPFire 2.27 Core Update 173 versão agora mesmo do site oficial como uma imagem ISO ou USB.

Os desenvolvedores também observaram o fato de que o suporte para hardware ARM de 32 bits terminará em 28 de fevereiro de 2023. Os usuários são instados a migrar para uma arquitetura de hardware com suporte.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.