Notícias

01/11/2021 às 17:31

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux AntiX 21 lançada com base no Debian 11 “Bullseye”

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Os desenvolvedores da distribuição antiX Linux anunciaram o lançamento do antiX 21, uma nova versão principal de sua distro leve baseada em Debian sem o sistema init do systemd. O antiX 21 chega mais de cinco meses após o antiX 19.4 e traz uma nova base dos repositórios da última e maior série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

Seguindo a tradição das distribuições antiX e MX Linux, a nova versão não vem com o sistema init do systemd, nem com a biblioteca libsystemd0 que fornece interfaces para vários componentes do systemd. Além disso, o antiX 21 vem com o eudev em vez do systemd-udev para melhor compatibilidade com o sistema de inicialização OpenRC. No entanto, se você não gosta do OpenRC, o antiX também tem edições especiais com o sistema runit init.

O antiX 21 apresenta duas versões de kernel na edição completa, ou seja, o kernel Linux 4.9 com suporte de longo prazo ou o kernel Linux 5.10 LTS mais recente, que é usado por padrão. Os usuários poderão escolher entre as duas versões do kernel no menu de inicialização. As outras edições usam o kernel Linux 4.9, personalizado com fbcondecor splash.

antiX-21 (Grup_Yorum) é baseado no Debian Bullseye e é totalmente livre do systemd. Como de costume, oferecemos os seguintes tipos livres de systemd para arquiteturas de 32 e 64 bits, executando sysVinit ou runit. As versões de 32 bits usam um kernel não pae.

Além disso, o novo antix possui os ambientes IceWM (padrão), fluxbox, jwm e herbstluftwm mais o pacote Libreoffice completo. As versões x64 vêm com 2 kernels. Legacy 4.9 e Modern 5.10.

Distribuição Linux AntiX 21 lançada com base no Debian 11 “Bullseye”

Distribuição Linux AntiX 21 lançada com base no Debian 11 “Bullseye”

Os destaques deste lançamento incluem:

  • o aplicativo streamlight-antix para streaming de vídeos sem usar muita RAM;
  • XMMS para reprodução de áudio;
  • CUPS para impressão;
  • pacote de escritório LibreOffice 7.0.4;
  • navegador Mozilla Firefox 78.14 ESR;
  • pacote de Internet SeaMonkey 2.53.9.1;
  • Claws Mail 3.17.8;
  • Celluloid e MPV para reprodução de vídeo;
  • SMtube para reprodução de vídeo no YouTube sem o uso de um navegador da web;
  • e Qpdfview para visualização de documentos PDF.

Então, você pode fazer o download do antiX 21 agora mesmo usando o botão de download direto abaixo. As edições Full e Base vêm com quatro gerenciadores de janela, incluindo IceWM como padrão, Fluxbox, JWM e herbstluftwm. Do mesmo modo, as edições Core e Net não incluem X11. Como esperado, os sistemas de 64 e 32 bits são totalmente suportados em todas as edições.

Baixe o antiX 21

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×