Notícias

25/11/2021 às 10:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Endless OS 4.0 lançada com suporte de longo prazo

Distribuição é baseada no Debian Bullseye.

Distribuição Linux Endless OS 4.0 lançada com suporte de longo prazo

A Endless OS Foundation anunciou o lançamento do Endless OS 4.0, a versão mais recente de sua distribuição GNU/Linux baseada em Debian. A maior novidade do Endless OS 4.0 é que esta distribuição Linux foi lançada com suporte a longo prazo apresentando uma experiência de usuário simplificada e otimizada.


Endless OS 4.0 é uma versão principal que apresenta vários novos recursos e melhorias, começando com uma navegação de grade de aplicativo aprimorada com setas clicáveis que permitem aos usuários navegar mais facilmente entre as páginas do aplicativo, com pontos que indicam o número total de páginas e a página que você ‘ está atualmente ligado.

Esta versão também apresenta a troca rápida de usuário para permitir que você mude facilmente para um usuário diferente enquanto outro usuário ainda está conectado. O novo recurso foi implementado no menu do usuário e na tela de bloqueio. O ambiente de área de trabalho padrão é baseado na série GNOME 3.38.

Outra novidade no Endless OS 4.0 é a impressão sem driver, um recurso que usa o protocolo de impressão da Internet para descobrir automaticamente as impressoras em sua rede local. Quando você atualizar do Endless OS 3.9, todas as impressoras configuradas serão removidas, mas você poderá adicioná-las manualmente novamente se não forem descobertas automaticamente.

Distribuição Linux Endless OS 4.0 lançada com suporte de longo prazo

Distribuição Linux Endless OS 4.0 lançada com suporte de longo prazo
Distribuição Linux Endless OS 4.0 lançada com suporte de longo prazo.

Entre outras mudanças dignas de nota, este lançamento vem com o reprodutor de música Rhythmbox e visualizador da webcam do Cheese como aplicativos Flatpak, o tema de ícone padrão do GNOME, bem como repositórios separados para aplicativos Flatpak e o resto do sistema operacional para melhorar o desempenho e a confiabilidade das instalações de aplicativos .

Também interessante é o fato de que o Endless OS 4.0 agora apresenta um sistema de métricas opcional que salva e envia estatísticas anônimas de uso e relatórios de problemas para os desenvolvedores do Endless OS. Novamente, este é um recurso opcional que pode ser desativado durante a configuração inicial ou em Configurações> Privacidade> Métricas.

No Endless OS 4, os pontos de dados enviados não estão mais associados ao computador específico que os enviou; em vez disso, eles são associados ao canal de distribuição para aquele computador, identificado pelo ID de compilação da imagem de instalação, que normalmente são compartilhados entre milhares de sistemas, explicam os desenvolvedores.

Por outro lado, o Endless OS 4.0 é baseado na última e melhor série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” e é alimentado pela série de kernel Linux 5.11. O melhor de tudo é que este é um lançamento com suporte de longo prazo (LTS) que receberá atualizações de software e segurança por vários anos, mesmo após o lançamento do Endless OS 5.

Outras novidades da versão Endless OS 4

Esta versão também oferece aos usuários a capacidade de personalizar sua própria imagem de instalação do Endless OS, adiciona suporte para o computador de placa única Raspberry Pi 4 Modelo B com 8 GB de RAM, adiciona suporte para L2TP e VPNs OpenConnect/AnyConnect e adiciona suporte para os novos SBAT Mecanismo de revogação de inicialização segura.

Várias funcionalidades que estavam presentes na versão anterior do Endless OS foram removidas, como o recurso Conta compartilhada, aplicativo Remote Desktop Viewer, atalhos de desktop integrados para sites, downloader automático do Google Chrome, método de entrada Zhuyin chinês e suporte para computadores que usam um Configuração de “disco dividido”.

Se você quiser experimentar o Endless OS, pode baixar o Endless OS 4.0 agora mesmo do site oficial. Imagens ao vivo e de instalação são fornecidas para vários idiomas e plataformas. Para obter mais detalhes sobre este lançamento, verifique as notas de lançamento completas.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.