Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

27/06/2021 às 16:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Fedora 35 vai usar automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia para melhorar desempenho

A novidade nesta versão é o Fedora Kinoite - um ambiente KDE Plasma baseado na tecnologia rpm-ostree. Como o Fedora Silverblue, o Kinoite fornece atualizações atômicas e um sistema operacional imutável para maior confiabilidade. O Fedora Linux 35 se baseia na mudança para o PipeWire para gerenciamento de áudio, introduzindo o WirePlumber como o gerenciador de sessão padrão. O WirePlumber permite a personalização de regras para o roteamento de fluxos de e para dispositivos. Claro, há a atualização usual de linguagens de programação e bibliotecas: Python 3.10, Perl 5.34, PHP 8.0 e mais!
2/5 - (2 votes)

A distribuição Fedora Linux 35 vai usar automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia para melhorar desempenho. Este novo sistema já está sendo desenvolvido e deve ser lançado no final deste ano. Assim, com o lançamento do Fedora 35 desta primavera, deve haver melhor desempenho pronto para uso para aqueles que empregam criptografia LUKS e dm-crypt enquanto usam armazenamento baseado em setores de 4K.

Como está agora, ao instalar o Fedora Linux em um disco e usar a criptografia LUKS, um tamanho de setor de 512 está sendo usado, independentemente do tamanho do setor físico do disco subjacente. No entanto, agora, com a versão mais recente do cryptsetup, há uma opção para ser capaz de determinar automaticamente o tamanho ideal do setor. O Fedora 35 está planejando habilitar essa opção.

Fedora 35 vai usar automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia para melhorar desempenho

Distribuição Linux Fedora 35 vai usar automaticamente o tamanho ideal do setor de criptografia para melhorar desempenho

Esta opção e torná-la o padrão está sem dúvida muito atrasada, mas é bom ver que finalmente se materializou para beneficiar os dispositivos de armazenamento mais novos com 4k setores físicos. Por sua vez, isso ajuda com um melhor desempenho de E/S. Na maioria dos casos, para armazenamento NVMe moderno, ao fazer uso de setores de 4k deve haver uma melhoria de desempenho de 2 a 3%.

Mais detalhes sobre esta mudança planejada para o Fedora 35 você encontrará por meio desta página Wiki e provavelmente verá resistência mínima (ou provavelmente nenhuma resistência) em ser aprovado pelo FESCo e obter a mudança padrão em vigor, especialmente com apenas a necessidade de puxar o último cryptsetup e libblockdev.

O Fedora 35 deve ser lançado antes do final de outubro.

para o Fedora 35 é mudar para fazer uso de Yescrypt para hash de senhas de usuários.

Mudanças previstas para a distribuição Fedora Linux 35

Os desenvolvedores do Fedora estão procurando usar Yescrypt como o modo de hash padrão para novas senhas de usuário em /etc/shadow. Embora o SHA256/SHA512 ainda não tenha sido quebrado como comumente usado hoje para hashing de senha de conta do Linux, Yescrypt reforçaria a segurança.

Conforme explicado no site do projeto Openwall para Yescrypt, “yescrypt é uma função de derivação de chave baseada em senha (KDF) e um esquema de hash de senha. Ele se baseia na criptografia de Colin Percival … Goste ou não, a autenticação de senha continua relevante (incluindo um dos vários fatores de autenticação), vazamentos de banco de dados de hash de senha acontecem, os vazamentos nem sempre são detectados e totalmente resolvidos imediatamente, e mesmo uma vez eles são as mesmas senhas ou semelhantes, reutilizadas em outro lugar, de muitos usuários e permanecem expostas.”

O Fedora 35 está procurando substituir os pacotes SDL 1.2 sem manutenção com o uso da camada de compatibilidade sdl12-compat para um melhor manuseio de jogos Linux antigos nesta próxima distribuição.

A esperança é substituir os pacotes SDL 1.2 existentes por sdl12-compat, que são basicamente as interfaces SDL 1.2 mapeadas sobre SDL 2.0. Essa camada de compatibilidade do SDL 1.2 está usando o SDL 2.0 “nos bastidores” e continua a ver novos commits, ao contrário do SDL 1.2 original sem manutenção.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

2/5 - (2 votes)

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.