Notícias

15/11/2021 às 17:30

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Lakka 3.6 lançada e essas são as novidades

Conheça detalhes sobre esta distribuição Linux.

Distribuição Linux Lakka 3.6 lançada e essas são as novidades

O lançamento da nova versão da distribuição Linux Lakka 3.6 acaba de acontecer. Desta vez, várias atualizações foram feitas nos pacotes do sistema, além do pacote RetroArch também foi atualizado para a última versão lançada e que adiciona algumas mudanças bastante grandes, incluindo atraso automático de quadro.


Para quem não conhece o projeto, se trata de uma modificação do kit de distribuição LibreELEC, que foi originalmente projetado para a criação de sistemas de home theater.

Lakka é baseado no emulador de console de jogos RetroArch, que fornece emulação de uma ampla gama de dispositivos e oferece suporte a recursos avançados, como jogos multijogador, salvar estado, melhorar a imagem de jogos antigos com shaders, jogos de retrocesso, gamepads hot plug e streaming de vídeo.

Lakka usa RetroArch e a interface Libretro com uma interface que imita o PlayStation 3 XrossMediaBar (XMB). É a opção mais robusta que encontrará, com um grande número de opções de shaders, ajustes de áudio e vídeo. Às vezes é quase demais.

Distribuição Linux Lakka 3.6 lançada e essas são as novidades

Distribuição Linux Lakka 3.6 lançada e essas são as novidades

Na nova versão do Lakka 3.6 , podemos descobrir que o pacote RetroArch foi atualizado para a versão 1.9.13, na qual as configurações para alterar o menu foram retornadas e uma opção foi adicionada para adicionar automaticamente atraso ao exibir os frames (Configurações ? Latência), além do atraso de quadro também foi alterado para o modo automático.

próprio frame delay está na RetroArch há anos . Basicamente, ele permite que o usuário seja capaz de atrasar a renderização de um quadro até o último milissegundo possível, de modo que sua entrada seja o mais próximo possível de quando o quadro é renderizado na tela. O problema era que, até este ponto, os usuários do RetroArch tinham que definir manualmente as configurações em cada kernel, o que se torna um pouco chato, mas isso mudou com a nova versão, pois este entra em modo automático.

Outras mudanças que se destacam nesta nova versão do Lakka 3.6 são as atualizações dos diferentes pacotes que compõem o sistema, entre as quais se destacam:

  • Versões atualizadas de emuladores e motores de jogo. A composição inclui novos motores de besouro e ecwolf. Arquivos de dados adicionais foram adicionados aos mecanismos fbneo, mame2003-plus e scummvm.
  • O pacote Mesa foi atualizado para a versão 21.2.5.
  • O kernel do Linux foi atualizado para a versão 5.10.78.

Além disso, a compilação do sistema para placas Raspberry Pi também foi atualizada para a versão 1.20211029.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre esta nova versão, poderá consultar os detalhes e também saber mais sobre o projeto no link a seguir.

Baixe e experimente o Lakka 3.6

O Lakka é fácil de instalar e usar, então quem tiver interesse em instalar ou testar esta distro, deve baixar a imagem do sistema indo diretamente para o site oficial do projeto onde na seção de download você pode encontrar a imagem do sistema de acordo com o dispositivo no qual desejam testá-lo. O link é este.

No caso especial dos usuários do Raspberry Pi, conforme mencionado acima, se estiverem usando PINN ou NOOBS, estes podem facilitar o download e a instalação do mesmo em seu cartão SD.

Mas se não for esse o caso, ao baixar a imagem, ela pode ser gravada no seu cartão SD (já formatado) com a ajuda do Etcher.

Uma vez instalado no seu cartão SD ou pen drive USB, basta copiar seus ROMs para o dispositivo, ligar a plataforma e conectar seu joypad e desfrutar de seus jogos favoritos.

Além disso, é importante mencionar que as compilações Lakka também são geradas para plataformas i386, x86_64 (Intel, NVIDIA ou AMD GPU), Raspberry Pi 1-4, Orange Pi, Cubieboard, Cubieboard2, Cubietruck, Banana Pi, Hummingboard, Cubox-i, Odroid C1/C1 + /XU3 /XU4 e etc.

Via Linux Adictos

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.