Distribuição Linux Mint testa Wayland no novo Cinnamon 6.0

Confira as principais informações sobre este recurso.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição Linux Mint testa Wayland no novo Cinnamon 6.0. A equipe do Linux Mint liderada por Clement Lefebvre lançou hoje o Cinnamon 6.0 como a versão mais recente de sua pilha de desktop personalizada.

Conforme observado recentemente, o Linux Mint começou a trabalhar no suporte do Wayland para o Cinnamon, mas eles não preveem que ele estará totalmente pronto até 2026.

Distribuição Linux Mint testa Wayland no novo Cinnamon 6.0

Com o lançamento do Cinnamon 6.0, há os arquivos de sessão iniciais do Wayland e seus outros primeiros frutos do Wayland, mas ainda é muito um trabalho em andamento.

O Cinnamon 6.0 também adiciona um seletor de cores para seu serviço de captura de tela, configuração do XDG Protal e uma variedade de outras alterações, conforme descrito no log de alterações do 6.0.

Linux Mint 21.3 virá com Cinnamon 6.0 e suporte experimental para Wayland

O novo Linux Mint 21.3 será lançado com Cinnamon 6.0 e suporte experimental para Wayland. O projeto Linux Mint anunciou em seu boletim informativo mensal que começou a trabalhar na implementação de uma sessão Wayland para um lançamento futuro da distribuição Linux Mint, que estará inicialmente disponível no Linux Mint 21.3.

Como já relatado há alguns meses, o Linux Mint 21.3 está planejado para lançamento no Natal de 2023, mas não havia detalhes naquele momento sobre seus novos recursos, exceto que traria uma nova versão do ambiente de desktop Cinnamon.

Hoje, o líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, confirmou que o Linux Mint 21.3 contará com o ambiente de desktop Cinnamon 6.0, que virá com suporte inicial para o protocolo de exibição Wayland. É isso mesmo, o Linux Mint 21.3 será o primeiro lançamento do Linux Mint a oferecer uma sessão Wayland, mas em estado experimental.

“A sessão do Wayland não será tão estável quanto a sessão padrão. Faltarão recursos e virá com suas próprias limitações. Não o recomendamos, mas você poderá tentar se quiser e ele estará disponível para pessoas interessadas se quiserem nos dar feedback”, disse Clement Lefebvre.

Eu disse que “2024 é o ano do desktop Wayland”, mas Clement Lefebvre não acha que o Linux Mint precisa do suporte do Wayland antes de 2026, quando a série Linux Mint 23.x da popular distribuição baseada no Ubuntu será lançada.

Portanto, eles têm alguns anos para aperfeiçoar a sessão do Wayland antes que ela se torne o padrão. Nessa altura, acredito que o Xfce também será totalmente compatível com Wayland, para que o Linux Mint possa mudar totalmente para Wayland por padrão.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.