Distribuição Linux Mobile postmarketOS adota systemd para melhor suporte aos ambientes GNOME e KDE Plasma

A oferta Sxmo será construída sobre o sistema init OpenRC, enquanto as imagens do KDE Plasma Mobile e GNOME serão alimentadas por systemd.

Distribuição Linux Mobile postmarketOS adota systemd para melhor suporte aos ambientes GNOME e KDE Plasma. Os desenvolvedores da distribuição móvel postmarketOS baseada em Linux Alpine anunciaram que agora estão suportando o sistema systemd init ao lado do OpenRC e outros sistemas init alternativos.

Por mais de seis anos, o postmarketOS tem fornecido à comunidade Linux e de código aberto um poderoso sistema operacional móvel que eles podem instalar em uma ampla gama de dispositivos onde o Android ou outro sistema operacional móvel não é mais suportado.

Sendo construído em cima do Alpine Linux, o postmarketOS sempre foi fornecido com OpenRC para seu sistema init e também oferecia suporte para sistemas init semelhantes como runit, s6 ou dinit. E agora, para dar aos usuários mais opções e fornecer melhor compatibilidade com os desktops KDE Plasma Mobile e GNOME, o postmarketOS também está suportando systemd.

A construção do postmarketOS com systemd tem suas vantagens, incluindo, mas não se limitando a, controles de privilégio granulares, análise de tempo de inicialização integrada, recursos poderosos de dependência de serviço e análise de segurança, integração estreita de cgroups (estáticos e dinâmicos), bem como ativação de soquete para permitir que os usuários imprimam de seus dispositivos sem CUPS.

Além disso, os devs do postmarketOS sempre usaram muitos polyfills systemd em cima do OpenRC para tornar os desktops KDE Plasma Mobile e GNOME compatíveis com seu sistema operacional, sem realmente usar systemd. Com o suporte systemd em vigor, os desenvolvedores do postmarketOS não precisam mais fazer um esforço extra para manter código adicional.

Distribuição Linux Mobile postmarketOS adota systemd para melhor suporte aos ambientes GNOME e KDE Plasma

“Depois de considerar seriamente essa ideia há quase um ano, tomamos a decisão de corrigir essas incompatibilidades e atritos apenas fornecendo uma versão do postmarketOS que se baseia no systemd”, disseram os devs. “Um dos principais bloqueadores que encontramos à medida que colaboramos mais estreitamente com os desenvolvedores do KDE e do GNOME é que eles têm dificuldade com nossa pilha baseada em OpenRC.”

O postmarketOS atualmente suporta as interfaces de usuário Sxmo, Phosh, GNOME Shell on Mobile e KDE Plasma Mobile. Enquanto as imagens do Sxmo permanecerão com o OpenRC, as imagens do GNOME e do KDE Plasma Mobile serão construídas em cima do systemd, e os desenvolvedores já forneceram um punhado de imagens de prova de conceito (também conhecidas como não para os fracos de coração) rodando o GNOME que você pode baixar e tentar agora mesmo daqui para o OnePlus 6 (enchilada), OnePlus 6T (fajita) e Librem 5 telefones.

Há muito trabalho pela frente para os desenvolvedores do postmarketOS, pois eles agora precisam ajustar as portas de dispositivos existentes para suportar o systemd. Espero que não demore muito até que uma nova versão estável do pós-marketOS seja disponibilizada para download, espero que com suporte para novos dispositivos e as versões mais recentes do Plasma Mobile 6 e GNOME 46.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile