Distribuição Linux Nitrux 3.1 renova mecanismo de atualização e software KDE mais recente

A distribuição Linux Nitrux 3.1 traz utilitário de atualização renovado e software KDE mais recente. O sistema agora vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9, acompanhado do KDE Frameworks 5.111 e KDE Gear 23.08.2. O desenvolvedor e mantenedor do Nitrux, Uri Herrera, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 3.1 como o instantâneo ISO mais recente para esta distribuição GNU/Linux imutável, livre de systemd e orientada para KDE.

O Nitrux 3.1 está aqui principalmente como uma mídia de instalação atualizada para quem deseja instalar a distribuição em um novo computador ou para usuários existentes que desejam reinstalá-la. Como tal, inclui apenas componentes atualizados, como o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 mais recente , acompanhado pelo KDE Frameworks 5.111 e KDE Gear 23.08.2.

Por se tratar de uma nova mídia de instalação, obviamente traz drivers atualizados, como aqueles para chipsets Amlogic Bluetooth, adaptadores Intel Wireless Wi-Fi Link, placas USB-DUX e vários dispositivos Qualcomm, os mais recentes NVIDIA 545.29.02 e AMDVLK 2023. Drivers gráficos Q4.1, pilha gráfica Mesa 23.2.1 e a mais recente atualização de microcódigo AMD para processadores AMD.

O Nitrux 3.1 também vem com um utilitário Nitrux Updater renovado para tornar as atualizações de versões anteriores mais fáceis. A versão mais recente do utilitário Nitrux Update Tool System melhora a confiabilidade da instalação pós-atualização graças à implementação de um novo mecanismo de autoatualização.

Distribuição Linux Nitrux 3.1 renova mecanismo de atualização e software KDE mais recente

O utilitário de atualização do Nitrux também ganhou operação de resgate aprimorada, lógica aprimorada ao criar a partição de backup, suporte aprimorado para GNOME Boxes ao virtualizar o Nitrux, mensagens de status aprimoradas, capacidade de alternar entre vários ramos do utilitário, bem como outras mudanças documentadas aqui.

Nos bastidores, o Nitrux 3.1 é alimentado por um kernel Linux 6.4.15 com sabor de Liquorix. Os desenvolvedores não conseguiram oferecer o kernel Linux 6.5 Liquorix mais recente devido a um problema com o script de gancho initramfs-tools do overlayroot.

Para obter mais detalhes sobre as alterações incluídas neste novo snapshot ISO do Nitrux, confira a página de anúncio de lançamento no site oficial, de onde você também pode baixar o Nitrux 3.1 se desejar realizar uma nova instalação. Os usuários existentes do Nitrux 3.0 precisam apenas atualizar suas instalações para receber os pacotes mais recentes.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile