in

Distribuição Linux para tablets JingOS adiciona atualizações OTA e nova App Store

Veja se vale a pena fazer a instalação.

Distribuição Linux para tablets JingOS adiciona atualizações OTA e nova App Store

Se você busca uma distribuição Linux amigável para tablets, acaba de sair uma nova versão do JingOS que adiciona atualizações OTA e uma nova App Store. Portanto, o JingOS está cheio de melhorias e disponível para download. A distribuição tem como base o Ubuntu, só que está focada em tablets.

- Anúncios -

Assim, o JingOS possui um ambiente de desktop em Qt personalizado projetado para toque (mas também compatível com mouse e teclado), vem com um pacote de aplicativos sob medida.

O JingOS 0.8 é a primeira grande atualização do sistema operacional desde janeiro, quando o alfa JingOS surgiu. Dois meses e uma tonelada de ajustes depois, o JingOS ganha suporte para atualizações over-the-air (OTA), fornece um aplicativo de configurações redesenhado e uma app store personalizada:

Distribuição Linux para tablets JingOS adiciona atualizações OTA e nova App Store
A nova App Store do JingOS

Apesar de bem organizada, a loja deixou de lado alguns aplicativos que podem fazer falta aos usuários. Porém, você pode contar com as facilidades do Linux para resolver este problema. Assim, você pode instalar qualquer coisa dos repositórios do Ubuntu no JingOS usando um terminal.

Distribuição Linux para tablets JingOS adiciona atualizações OTA e nova App Store

Embora um punhado de outros aplicativos ‘esteticamente funcionais’ estejam incluídos – o gerenciador de arquivos é um destaque importante. O sistema também inclui alguns itens de desktop tradicionais. Por exemplo, o Chromium é o navegador da web padrão. Da mesma forma, você achará o VLC, que é apresentado no carrossel da App Store da JingOS. 

O JingOS foi projetado para ser usado em um dispositivo onde o toque é a entrada principal, mas é necessário um pouco mais de trabalho para atender a um software projetado exatamente para o oposto.

Esta compilação é mais estável do que a versão alfa do JingOS? Sim, mas ainda está longe de estar completo. O aplicativo de configurações do sistema é simples, a alternância de tarefas é complicada e muitos dos interruptores no analógico do centro de controle do iOS não funcionam de forma alguma.

Por exemplo, reproduzir um arquivo de música no aplicativo de música JingOS não canaliza as informações da faixa ou o controle do player para o widget de reprodução de mídia no centro de controle.

Embora o JingOS seja voltado para tablets que normalmente usam chips ARM, o .iso disponível atualmente funciona bem em chips tradicionais baseados em x86 e em máquinas virtuais. 

Código aberto e gratuito

JingOS é um software de código aberto gratuito. Você pode encontrar mais detalhes no site do JingOS, no fórum ou na página do GitHub. Você precisa se inscrever na lista de e-mails do JingOS para obter um link de download, mas o .iso de 2,56 GB que você obtém não tem mais obstáculos para ultrapassar.

A melhor maneira de experimentar por enquanto é na segurança de uma máquina virtual. Entretanto, como o sistema é muito touchpad e gestos pesados, alguns recursos requerem um pouco de engenhosidade para trabalhar com o ponteiro (se alguém descobrir como iniciar o alternador de aplicativos, me avise).

Como obter

Se você instalou o JingOS 0.6 no início deste ano, precisará reinstalar o sistema usando a imagem de disco mais recente. Não é possível atualizar para o JingOS 0.8 – mas agora que a funcionalidade de atualização OTA está presente, você deve ser capaz de atualizar para as versões subsequentes sem problemas.

A empresa chinesa que está construindo o JingOS lançará uma campanha de crowdfunding para um tablet customizado com ARM que executa o JingOS.

cisco-apresenta-autenticacao-sem-senha-via-duo

Cisco apresenta autenticação sem senha via Duo

google-nega-rumores-de-que-o-pixel-5a-5g-sera-cancelado

Google cancela o dia da mentira