Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

14/10/2021 às 11:35

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 é oficialmente lançada

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 é oficialmente lançada
Rate this post

E hoje será um dia repleto de novidades para os fãs da distribuição Linux Ubuntu. Finalmente, chega para todos os usuários a nova versão da distribuição Ubuntu Linux 21.10 e todos os seus sabores derivados. Ao todo, foram 6 meses de desenvolvimento. A maior novidade parece mesmo ser o uso do GNOME 40 por padrão, além do codinome “Impish Indri”.

No entanto, não esqueça que o suporte a esta versão será também de curto prazo. Portanto, deve durar somente 9 meses a partir de hoje. Mesmo assim, virá com grandes correções de bugs, patches de segurança críticos e novos lançamentos de aplicativos importantes. Então, esse suporte termina em julho de 2022, e a recomendação, depois disso, é atualizar para o novo Ubuntu 22.04 LTS que chegará no começo do ano que vem.

Há mais um detalhes importante sobre esta versão 21.10: é o 25º lançamento do Ubuntu desde 2004.

Como a Canonical lançou o Ubuntu 21.10 Impish Indri, então você pode baixar a nova imagem e instalar o sistema operacional. Para muitos fãs, a palavra que define esta versão é decepção. isso porque esperavam novos recursos que não chegaram a tempo na distribuição, a começar pelo ambiente de trabalho.

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 é oficialmente lançada. Destaques do Ubuntu 21.10 Impish Indri

  • Linux 5.13. Ele foi lançado em junho e a versão Linux 5.14 não conseguiu ser implementada ainda.
  • Suportado por 9 meses, até julho de 2022.
  • GNOME 40.5. A maioria dos novos recursos do Ubuntu 21.10 está relacionada ao ambiente gráfico ou seus aplicativos. Você usará o GNOME 40 com o dock à esquerda, como fez desde que mudou para o Unity:
    • Gestos no painel de toque (apenas Wayland).
    • Lixeira no banco dos réus.
    • Mais informações sobre a equipe em «Sobre».
    • Separador entre aplicativos favoritos e abertos (não favoritos).
    • Novo tema Yaru por padrão e o tema misto foi removido.
    • O aplicativo Calendários pode importar .ics.
  • Aplicativos atualizados. Haverá GNOME 40.x e GNOME 41.
  • Firefox 93, em sua versão Snap. É um movimento controverso, mas nem tudo aqui foi ideia da Canonical; Foi a Mozilla quem o propôs.
  • Thunderbird 91.
  • LibreOffice 7.2.
  • Novo instalador opcional. Espera-se que seja usado por padrão e seja um dos destaques do Ubuntu 22.04.
  • Melhor desempenho, algo que poderíamos muito bem colocar como uma das mudanças relacionadas ao GNOME 40.

Ubuntu 21.10 Já está disponível do Canonical Server, e em breve estará no site oficial do sistema operacional.

Ubuntu Unity 21.10

Distribuição Linux Ubuntu 21.10 é oficialmente lançada

Um dos primeiros sabores foi o ainda não oficial Ubuntu Unity. Segundo o anúncio oficial, o ambiente Unity7 tem algumas grandes mudanças em 21.10, incluindo os indicadores novos e atualizados e a migração dos esquemas glib-2.0 para .gsettings-ubuntu-schemas.

Agora temos um novo logotipo simplificado desenhado por Muqtadir e Allan Carvalho. Também estamos migrando lentamente nosso site para o GitLab, já que nosso antigo site e servidor não conseguia lidar com o tráfego pesado. Também temos uma nova tela de respingo Ubiquity Plymouth e uma série de novos papéis de parede.

Agora estamos usando o novo snap Firefox. Falando em snaps, também estamos ocupados trabalhando em https://repo.lolsnap.org/lol-snap/lol, uma alternativa de código aberto para a Snap Store, embora não seja enviada em 21.10. Somos gratos ao fosshost por fornecer um VM para hospedagem da loja de lol snap e fórum Speech em https://forum.lolsnap.org.

Publicamos o construtor ISO para o Ubuntu Unity como o projeto Ubuntu Remixes para qualquer um construir novos remixes do Ubuntu. Ubuntu Cinnamon Remix mudou para ele e está usando-o para sua versão 21.10. É muito simples de construir e construímos um remix do Ubuntu com ele ao vivo no UbuCon Asia em 15 minutos. Você não deve enfrentar nenhum problema com os arquivos-chave GPG para um PPA ao contrário de quando se construir seu próprio sabor de Ubuntu ;).

Em breve, os demais sabores devem disponibilizar as novas versões.

Baixe Desktop Ubuntu 21.10

Baixe Ubuntu 21.10 Server

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.