Distribuição Linux UnityX Rolling permite experimentar as novidades do ambiente Unity 10

O Ubuntu Unity é um dos sabores não oficiais da distribuição Linux que trouxe de volta o antigo ambiente Unity que era desenvolvido pela Canonical. Agora, os desenvolvedores do projeto acabam de anunciar uma ISO da distribuição Linux UnityX Rolling que permite experimentar as novidades do ambiente Unity 10. Este é considerado uma evolução do Unity 7 que faz parte da distribuição estável.

Ainda não há informações do que seria exatamente o UnityX Rolling. Ao que parece, trata-se de uma versão de testes para este ambiente de trabalho. Então, funcionaria nos mesmos moldes do GNOME OS

Portanto, não é um sistema operacional comum, mas uma imagem na qual podemos testar todos os novos recursos que estão sendo adicionados ao GNOME. O UnityX é baseado no Ubuntu, e quando iniciamos o ISO podemos ver o nome do sistema operacional, então provavelmente estamos diante do futuro Ubuntu Unity. Contudo, não há detalhes mais claros. Nada além do tuíte abaixo feito pela equipe de desenvolvedores:

Uma nova ISO contínua foi lançada com UnityX (que continuará a receber as mudanças mais recentes), baseada no Ubuntu, e pode ser encontrada em https://drive.google.com/drive/folders. Infelizmente, o servidor Unityx.org está fora do ar no momento e relatamos o problema a @fosshostorg

Ao acessarmos a página oficial, há a informação de que o UnityX é o sucessor do Unity 7.

Distribuição Linux UnityX Rolling permite experimentar as novidades do ambiente Unity 10

E o que vemos quando iniciamos a ISO? Na verdade, um sistema baseado no Ubuntu, com papel de parede de Hirsute Hippo. Conky também está visível e na barra superior vemos o que seria a bandeja do sistema no centro, informações de uso à direita e painéis à esquerda para ver os aplicativos abertos, o iniciador/gaveta do aplicativo, o menu da sessão e o aplicativo que está em primeiro plano.

Por tudo o mais, tudo me parece muito estranho. Pelo menos em uma máquina virtual GNOME Boxes, o launcher não aparece quando coloco o mouse na borda, o que não vou criticar porque não tenho certeza de como funciona, mas acho que seria uma boa ideia. Também acho estranho ver o volume e as conexões (bandeja ou bandeja do sistema) no centro, mas devemos ter em mente que estamos diante de um ISO de algo “em construção” .

Assim que o iniciamos, vemos uma janela que explica alguns atalhos para remover o inicializador de aplicativos (Alt + A), aplicativos abertos (Alt + W), fechar a sessão imediatamente (Alt + X) e configurações de som (Alt + S )

No momento, esta é apenas uma ISO que será atualizada com todos os novos recursos que forem adicionados. Se quiser experimentá-lo, você pode baixá-lo neste link

UnityX 10.0-rc2

  • Inclui um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos.
  • Adicionadas notificações do sistema.
  • Adicionados ícones de bandeja.
  • Os programas separados de WiFi, Bluetooth e PulseAudio foram substituídos por ícones de bandeja.
  • O inicializador de aplicativos e os atalhos de ‘aplicativos abertos’ foram movidos para o painel.
  • Adicionado botão de logout.
  • Adicionado tempo próximo à data.
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile