Distribuição MX Linux 21.3 vem com Xfce 4.18 e Linux Kernel 6.0

Esta terceira parcela da série MX Linux 21 é baseada no Debian GNU/Linux 11.6 "Bullseye".

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Acaba de ser lançado o novo sistema operacional MX Linux 21.3 e esta distribuição vem com o ambiente de desktop Xfce 4.18 e Linux Kernel 6.0. Lembrando que esta versão do kernel acaba de ser descontinuada, chegando ao final de sua vida útil.

Os desenvolvedores do MX Linux lançaram neste final de semana o MX Linux 21.3 como a versão estável mais recente. Portanto, é a terceira iteração da série estável MX Linux 21 “Wildflower” desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian construída em torno do leve ambiente de desktop Xfce.

O MX Linux 21.3 vem quatro meses e meio após o MX Linux 21.2 e apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.18, que traz vários novos recursos e melhorias.

Distribuição MX Linux 21.3 vem com Xfce 4.18 e Linux Kernel 6.0

Distribuição MX Linux 21.3 vem com Xfce 4.18 e Linux Kernel 6.0

Esta versão também vem com todos os pacotes atualizados e correções de segurança dos repositórios Debian GNU/Linux 11.6 “Bullseye” . Sob o capô, o sistema é alimentado pelo kernel Linux 5.10 LTS, mas a edição AHS (Advanced Hardware Support) vem com a mais recente série de kernel Linux 6.0 .

Os usuários existentes do MX Linux 21 permanecerão com o kernel Linux 5.10 LTS, pois ele é compatível até dezembro de 2026, mas se você deseja implantar o MX Linux com o kernel Linux 6.0, precisará fazer o download da nova imagem AHS.

Sabores e atualizações

O MX Linux 21.3 vem nos sabores usuais com os ambientes de desktop Xfce e KDE Plasma, bem como o gerenciador de janelas Fluxbox, este último também disponível para máquinas de 32 bits. Uma edição AHS (Advanced Hardware Support) está disponível apenas com o ambiente de desktop Xfce.

Você pode baixar as imagens ISO agora mesmo no site oficial ou usando os links de download direto abaixo. Não há necessidade de os usuários existentes do MX Linux 21 baixarem os novos ISOs para manter suas instalações atualizadas. Assim, basta apenas executar o comando a seguir em um Terminal:

Terminal
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.