Notícias

22/10/2021 às 13:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição MX Linux 21 lançada oficialmente

Sistema é baseado no Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”

Distribuição MX Linux 21 lançada oficialmente

A equipe do MX Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade da distribuição MX Linux 21, um grande lançamento de sua distribuição GNU/Linux baseada em Debian, sem systemd e que é considerado bem leve.


Apelidado de “Wildflower”, o MX Linux 21 está em desenvolvimento há seis meses e vem como uma atualização da série MX Linux 19.x, baseada nomais recente sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye. Ele é enviado com os ambientes de desktop Xfce 4.16 e KDE Plasma 5.20, bem como, pela primeira vez, uma edição oficial apresentando o gerenciador de janelas Fluxbox 1.3.7 com configurações mx-fluxbox 3.0.

A edição Xfce, que continua sendo a edição carro-chefe do MX Linux, apresenta o plugin Thunar Shares para o gerenciador de arquivos Thunar para acessar os compartilhamentos Samba, que você pode acessar a partir da caixa de diálogo de propriedades de uma pasta, plug-in tipo dock atualizado, bem como vários outros atualizados Pacotes Xfce.

A edição Fluxbox vem com um gerenciador de configurações do Fluxbox semelhante ao gerenciador de configurações do Xfce, Tint2 como painel padrão com uma coleção de configurações pré-construídas e um conjunto expandido de ferramentas para gerenciamento de painel, opções de tiling usando Ctrl + 1-9 ou teclas de seta, mxfb -quickshot e mxfb-timer e documentos de ajuda revisados com dez traduções.

Distribuição MX Linux 21 lançada oficialmente

Distribuição MX Linux 21 lançado oficialmente

Os destaques do MX Linux 21 incluem:

  • uma nova área de seleção de partição do instalador com suporte LVM;
  • novos menus de inicialização do sistema UEFI live com a opção “rollback”;
  • e a capacidade de selecionar opções de inicialização diretamente do menu de inicialização e submenus em vez de usar os menus de console anteriores, e senha de usuário (sudo) para tarefas de administração por padrão.

Esta nova versão do MX Linux também apresenta um novo aplicativo chamado MX Tour, que fornece aos recém-chegados uma breve visão geral de cada ambiente de desktop. Além disso, os usuários encontrarão um novo tema padrão para todos os três sabores chamado MX Comfort, um monte de scripts personalizados na edição do Fluxbox, bem como várias outras pequenas mudanças de configuração, especialmente no painel com novos plug-ins de painel padrão.

O suporte de hardware também foi melhorado, e o MX Linux 21 é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS do Debian GNU/Linux 11, mas uma imagem ISO AHS (Advanced Hardware Support) apresentando o ambiente de desktop Xfce será preparada também com o série de kernel Linux 5.14 mais recente .

Esta nova versão do kernel traz melhor suporte Realtek Wi-Fi de módulos Dynamic Kernel Module Support (DKMS), que são instalados por padrão, e melhor suporte para hardware moderno. Além disso, os drivers gráficos Mesa Vulkan são instalados por padrão nesta versão para uma melhor experiência de jogo.

Sem systemd

O MX Linux 21 permanece uma distribuição GNU/Linux sem systemd apresentando SysVinit como sistema de inicialização padrão. No entanto, o systemd também está disponível nesta versão como uma opção de inicialização, mas apenas em sistemas instalados, não na ISO live.

Você pode fazer o download do MX Linux 21 agora mesmo usando os links diretos de download abaixo. Imagens Live ISO são fornecidas para sistemas de 64 bits para o sabor KDE Plasma, bem como para sistemas de 64 e 32 bits para as edições Xfce e Fluxbox. Observe que as ISOs ao vivo não inicializam em sistemas com a inicialização segura ativada.

Baixe MX Linux 21 Xfce 64 bits

Baixe MX Linux 21 Xfce de 32 bits

Baixe MX Linux 21 Fluxbox 64 bits

Baixe MX Linux 21 Fluxbox de 32 bits

Baixe MX Linux 21 KDE Plasma

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.