Notícias

21/10/2021 às 11:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Distribuição Redcore Linux tem como base o Gentoo Linux e vem com o Linux 5.14

Distribuição Redcore Linux tem como base o Gentoo Linux e vem com o Linux 5.14

O Projeto Redcore Linux anunciou o lançamento do Redcore Linux 2102 como a última versão de sua distribuição GNU/Linux baseada em Gentoo para usuários em geral. Nos últimos cinco anos, o objetivo do Redcore Linux sempre foi levar o poder do sistema operacional Gentoo Linux para as massas, oferecendo aos usuários imagens ISO atualizadas e robustas com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e um conjunto cuidadosamente selecionado de aplicativos para necessidades de escritório, multimídia, jogos e navegação na Internet. Portanto, a distribuição Redcore Linux tem como base o Gentoo Linux e vem com o Linux 5.14.


Chamado de “Polaris”, o Redcore Linux 2102 vem quase seis meses depois do Redcore Linux 2101 (Orion), totalmente sincronizado com a árvore de teste do Gentoo em 1º de outubro de 2021, e equipado com a última e melhor série de kernel Linux 5.14. Linux 5.14.10 é o kernel padrão, mas os kernels Linux 5.10.71 e 5.4.151 LTS também estão disponíveis no repositório se você estiver procurando usar um kernel com suporte de longo prazo.

Distribuição Redcore Linux tem como base o Gentoo Linux e vem com o Linux 5.14

Distribuição Redcore Linux tem como base o Gentoo Linux e vem com o Linux 5.14

Redcore Linux 2102 “Polaris” usa o KDE Plasma 5.22.5 como ambiente de área de trabalho padrão, acompanhado pelo pacote de software KDE Gear 21.08.1, e substitui o navegador Mozilla Firefox pelo Chromium, bem como o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird por Mailspring.

Também incluído na imagem ISO ao vivo, você encontrará as plataformas de jogos Lutris e Steam, editor de imagens GIMP, downloader torrent qBittorrent, pacote de escritório LibreOffice, reprodutores de mídia MPV e VLC, reprodutor de áudio Qmmp, gerenciador de pacotes gráfico Sisyphus e um monte de utilitários úteis.

Além disso, a nova versão melhora o suporte para drivers gráficos NVIDIA proprietários, fazendo com que o descarregamento PRIME funcione imediatamente ao usar o pacote nvidia-prime, o que, é claro, é uma ótima notícia para usuários de GPU NVIDIA e adiciona Xwayland como um pacote autônomo.

Vários problemas foram corrigidos também, incluindo criação de usuário extremamente lenta durante a inicialização ao vivo, suporte de tempo de execução nativo do Steam para bibliotecas do sistema, a capacidade do instalador de definir corretamente os sinalizadores ESP ao instalar a distribuição no modo UEFI, bem como alguns bugs com a sessão live.

Como obter a distribuição Redcore Linux

Se você sempre quis usar o Gentoo Linux em seu computador pessoal sem o incômodo de compilá-lo do zero, você pode baixar a versão mais recente do Redcore Linux agora mesmo do site oficial ou usando o link de download direto abaixo.

No próximo mês, o projeto comemora seu 5º aniversário. E eles estão pedindo gentilmente à comunidade por espaço no servidor para hospedar seu arquivo de pacotes de 80 GB, então se você está lendo isto e pode ajudar com um espelho, não hesite em contatá-los aqui.

Todo o arquivo Redcore Linux tem cerca de 80 Gb de tamanho. Se você tiver espaço e largura de banda ou conhecer alguém que possa ajudar, isso seria um ótimo presente de aniversário e muito apreciado.

Baixe Redcore Linux 2102

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.