Distribuições Linux e BSD atualizadas: Q4OS, Tiny Core Linux e NetBSD

Project Trident

O Project Trident concluiu sua mudança inicial de basear-se no TrueOS para adotar a distribuição do Void Linux como base. De acordo com uma postagem posterior, a mudança foi motivada por problemas de longa data com o FreeBSD.

Esses problemas incluem “compatibilidade de hardware, padrões de comunicação ou disponibilidade de pacotes continuam a limitar os usuários do Project Trident“. De acordo com uma conversa no Telegram, o FreeBSD acabou de atualizar sua compilação do cliente Telegram e ficou nove vezes atrás de todos os outros.

O principal desenvolvedor do Project Trident, Ken Moore, também é o principal desenvolvedor do Lumina Desktop.

A equipe do Project Trident publicou sua primeira versão estável, a 20.02

O Project Trident tem o prazer de anunciar a primeira imagem oficial do release baseada no Void Linux, disponível na página de download do Project Trident. O instalador do Project Trident suporta quatro níveis diferentes de instalação

Void:  apenas o sistema base dos pacotes do carregador de inicialização relacionados ao Void Linux e ZFS são instalados.

Servidor: um sistema baseado em CLI com serviços e utilitários adicionais instalados no Project Trident (firewall, cron, autofs, wireguard, shells adicionais etc.)

Lite Desktop: tudo o que é necessário para uma instalação gráfica de desktop usando o Lumina.

Desktop completo: o Lite é instalado com alguns utilitários adicionais para o usuário final (suíte de escritório, Telegram, aplicativos multimídia etc.).

Nota: Esses níveis de instalação fornecem listas predefinidas de pacotes a serem instalados para conveniência do usuário.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.

Download (SHA256) : Trident-netinstall-x86_64.iso (523MB, assinatura).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile