Distro brasileira DuZeru anuncia versão 4

A virada do mês será de novidades para os fãs e apoiadores da distro brasileira DuZeru. O desenvolvedor Cláudio Silva, mais conhecido como Cláudio DZ, anunciou a estreia da mais nova versão do sistema operacional, a DuZeru 4.  O novo sistema chegará no próximo dia primeiro de fevereiro. Além disso, há algumas mudanças importantes na DuZeru 4, que  ganhou o codinome de Gato Maracajá.

Tenho a honra de anunciar que dia 1 de Fevereiro de 2020 será lançada a versão 4.0 do Sistema Operacional DuZeru. A nova abordagem do DuZeru 4, com toda certeza mais maduro, é centralizar todos os códigos fontes para todos que desejarem melhorar e adaptar para o projeto DZ ou fins pessoais. Qualquer um, a qualquer hora pode contribuir!, afirma Cláudio em sua postagem no Facebook.

Principais destaques, melhorias e mudanças da distro DuZeru 4 em relação à versão anterior

 

A DuZeru 4 Gato Maracajá terá como base o Debian 10 Buster, na versão mais atualizada, a 10.2.0. E vem com algumas aplicações interessantes como:

  • o DuZeru Game Center;
  • MegaNotes;
  • Tela de login com Game Tetris;
  • Pacote de ícones próprio.
Novo pacote de ícones do DuZeru 4

De acordo com Cláudio, a maior mudança é a forma de colaboração. Todos os códigos fonte de desenvolvimento estarão em:

https://gitlab.com/duzeru/

Absolutamente qualquer pessoa, a qualquer momento, que tiver conhecimento na linguagem (de programação) pode contribuir para o projeto ou adaptar para fins pessoais.

Todas as mensagens de evolução e colaboração podem ser visualizadas em:

https://t.me/duzeru

Em contato com o Sempreupdate, Cláudio esclarece que

não há uma imagem ISO beta, porém há o código fonte de scripts que gera a imagem ISO. Assim todos podem colaborar com a melhoria até a data de lançamento. Segundo ele, estes scripts estão em constantes mudanças.

Este código poderá ser acessado no seguinte link:

[button href=”https://gitlab.com/duzeru/live-build” type=”btn-default” size=”btn-lg”]Código do DuZeru 4 no GitLab[/button]

Cláudio afirma também que estes scripts de geração de imagem vêm em conjunto com um treinamento de simples entendimento de como gerar a imagem ISO. Para isso, ele indica o seguinte link: 

[button href=”https://www.udemy.com/course/remaster-linux/” type=”btn-default” size=”btn-lg”]DuZeru 4[/button]

A imagem ISO estará disponível na madrugada do dia primeiro de fevereiro.

Imagens: Cláudio DZ

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile