in

Distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster

O ExLight Build 191120 vem com Kernel 5.4 e já está disponível para download.

Distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster

O desenvolvedor do GNU/Linux, Arne Exton, lançou uma nova versão de sua distribuição ExLight. A distro apresenta o ambiente de desktop leve do Enlightenment e uma nova base Debian. Portanto, a distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster.

O ExLight Build 191120 já está disponível para download e é a segunda distribuição GNU/Linux de Arne Exton a ser lançada com a mais recente série de kernel Linux 5.4. Não deixa de ser inovador, pois o novo Kernel só será anunciado oficialmente por Linus Torvalds no final da semana, em 24 de novembro. Por enquanto, o ExLight Build 191120 vem com o kernel Linux 5.4 RC8.

Distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster

Distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster

Enquanto as versões anteriores do ExLight eram baseadas no Ubuntu, começando com a Build 191120, toda a distribuição agora é baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian 10 “Buster”, apresentando o ambiente de desktop Enlightenment 0.22.4-2 e o Calamares 3.2 .4-3 instalador gráfico.

O ExLight é um sistema Debian puro. Ou seja, não há vestígios do Ubuntu, Kubuntu, etc. Novos lançamentos do Ubuntu sempre são baseados no Debian. O ExLight também é, disse Arne Exton no anúncio de agora. Esta nova versão do ExLight é baseada no Debian estável 10 Buster. A Build 191120 é uma reconstrução total do ExLight.

Crie seu próprio ISO live instalável baseado no Debian

Distro ExLight Linux agora é baseada no Debian Buster

Como muitas das distribuições da Arne Exton, o ExLight Build 191120 vem com o Refracta Snapshot pré-instalado, que permite aos usuários criar seus próprios ISOs ao vivo e instaláveis com base no sistema operacional Debian 10 “Buster”. O Refracta Snapshot é muito fácil de usar e você nem precisa instalar o ExLight para usá-lo.

Você pode baixar o ExLight Build 191120 agora mesmo na página oficial da distribuição, se quiser experimentá-lo em seu computador pessoal. O arquivo ISO tem cerca de 1010 MB de tamanho, o que significa que o ExLight agora pode ser carregado na RAM se você desejar executar uma sessão live ainda mais rápida.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.