SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Distro’S em FreeBsd para turbinar seu ambiente!

Quer ter um UNIX como firewall da sua rede? Ou que tal um super file server? Acredite, é mais fácil do que você pensava!

Em minha empreitada junto a comunidade Sempre Update vou mostrar para vocês um pouco sobre duas ferramentas que sempre salvam meu dia de alguma forma.

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar, visto materiais etc… Mas contextualização e integração com diversas plataformas (Gnu/Linux, Micro$oft, etc) você só vai ver aqui na Sempre Update.

Cá entre nós, já chega de ver tutorial para bloquear youtube ou criar um compartilhamento público na rede.

Essas duas ferramentas tem como núcleo o sistema Free Bsd. Este nome te diz alguma coisa?

Vários serviços que utilizamos diariamente são suportados por sistemas Free Bsd, o WhatsApp e o Netflix são com certeza os mais famosos. E o Playstation 4 utiliza um fork chamado Orbis OS.

Imagine só a confiabilidade e escalabilidade que um SO precisa ter para suportar a Netflix em horário de pico ou um WhatsApp em pleno natal.

Bom, o que posso dizer é que essas duas Distro’S viabilizam que, mesmo que você não esteja ambientado aos BSD’s, o serviço seja implantado de forma adequada. Claro que isso não vai poupá-lo de ter que saber o que cada recurso faz, como os protocolos funcionam,etc… Apesar da interface visual para configurar grande parte dos recursos, a ideia de “next, next, finish” não funciona aqui. E pra quem está acostumado com linux então, um terminal Bsd pode ser assustador.

Eu diria que são sistemas muito didáticos e que farão você entender muita coisa que leu por aí, ainda mais quando for se aventurar no modo texto. É tudo muito mais simples, porém você precisa se acostumar.

Por enquanto fico apenas na apresentação.

Quer mandar seu ambiente para montarmos a solução de firewall com o PfSense?
Mande o cenário e vamos ver juntos o que podemos fazer. Desta forma você também contribui com a comunidade!

Espero que curtam!

Grande abraço!

“…Tentar não! Faça ou não faça, aqui não há tentativa…”

Yoda Master.

Autor não localizado! Agradecemos a colaboração!
Comentários